Grupo de tabagismo propõe fim do vício para 35 pessoas em São José do Triunfo
28 de janeiro de 2020

Aconteceu nesta segunda-feira (27), mais um encontro do programa de tabagismo da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASFIII). Esse é o 7º grupo organizado em Viçosa e está atendendo aos usuários da UBS no Distrito de São José do Triunfo. O grupo é composto por 35 integrantes, que participarão de um total de cinco encontros.

Segundo a nutricionista do NASF, Dayane Moraes, os encontros têm a participação dos profissionais da equipe com informações e orientações. "Nós também distribuímos adesivos de nicotina que colaboram para que o paciente perca o que chamamos de dependência psicológica". Segundo ela, o adesivo tem o objetivo de reduzir a crise de abstinência da nicotina. "Aos poucos o paciente vai parando de sentir a necessidade de fumar", completou.

A palestra desse encontro foi ministrada pelo psicólogo, também integrante do NASF, Niwton Fernandes, que falou para os pacientes sobre saúde emocional. Ele afirmou que boa parte dos dependentes de cigarro criaram o hábito como válvula de escape para os momentos de ansiedade e que é preciso entender como funciona esse processo e lutar contra ele. "Nós aprendemos desde criança a sermos ansiosos, pois nessa idade não temos noção do tempo. Mas as pessoas não são ansiosas, elas passam por momentos de ansiedade que aparecem principalmente quando estamos ociosos", disse ele.

Um dos integrantes do grupo é o senhor Alair da Silva, de 53 anos. Ele conta que fuma há mais de 30 anos e que, incentivado pela família, buscou nessa oportunidade oferecida pelo NASF a saída para deixar o vício. "Esse grupo é muito importante, pois foi o incentivo a mais que eu precisava para agir em prol da minha saúde e da minha família. Esse grupo não ajuda só os pacientes que estão aqui, mas também as suas famílias", afirmou.

Foto: PMV/Divulgação

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).

publicidade

publicidade

publicidade