Profissionais da Educação de São Miguel do Anta participam de capacitação sobre consciência na separação do lixo
6 de fevereiro de 2020

“Plantando educação para colher cidadão”, este foi o tema do encontro que reuniu o especialista em resíduos, Marcos Magalhães, e a engenheira sanitária, Adriana Magalhães, com profissionais da rede municipal de Educação na manhã desta terça-feira (4).

O intuito foi traçar estratégias grupais para avançar na implantação da coleta seletiva em São Miguel do Anta. Foi criado um projeto pedagógico a ser trabalhado com os alunos nas escolas municipais Teodoro Saraiva de Oliveira, Juarez de Souza Carmo e Ovídio Saraiva Reis, para que as crianças sejam agentes proativas no trabalho de separação e aproveitamento correto do lixo (orgânico, seco, reciclável, não reciclável), que, de acordo com Marcos Magalhães, começa dentro da casa de cada um.

“Achar que apenas a administração pública vai resolver todos esses problemas e desafios relacionados ao descarte de resíduos e meio ambiente é um grande engano, em canto nenhum se consegue isso dessa forma. As dezenas de servidores que trabalham na coleta de lixo e na Usina de Triagem do município são apenas a ponta do iceberg, é preciso que cada morador se conscientize e faça a sua parte”, afirmou Marcos Magalhães, que trabalha há vários anos com essa temática e ajudou a implantar várias usinas na região, dentre elas, a de São Miguel do Anta.

“Neste ano, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, onde todos os profissionais desse setor trabalharão o tema no projeto de leitura e nas atividades lúdicas, os alunos serão nossos multiplicadores. Acreditamos que, assim como nós, cada sãomiguelense deseja viver numa cidade mais limpa, bonita e agradável”, disse a vice-prefeita, Filomena Queiroz. Ela também destacou a importância dos moradores se atentarem aos horários da coleta de lixo, pois essa ação já colabora e muito para que os resíduos não fiquem espalhados pela cidade, causando sujeira e mal-estar a todos.

Texto e fotos: Prefeitura de São Miguel do Anta (PSMA).

publicidade

publicidade

publicidade