Confira como está situação dos municípios da região após fortes chuvas
14 de fevereiro de 2020

Uma forte chuva que atingiu diversas cidades da Zona da Mata no final da noite de quarta-feira (12) e na madrugada desta quinta-feira (13) voltou a provocar enchentes, inundações e deslizamentos de terra na região. Veja como está a situação de alguns municípios neste momento.

São Miguel do Anta

O município teve vários pontos de alagamentos, deslizamentos de barrancos e pistas interditadas. A Prefeitura  colocou o prédio antigo da E. E. Pedro Lessa à disposição das famílias em situação de risco.

As aulas foram suspensas em todas as escolas da rede municipal de ensino nesta quinta e sexta-feira (14). Para melhor segurança dos alunos, as atividades retornarão na próxima segunda-feira (17), caso não aconteçam maiores imprevistos.

Estradas

A estrada que liga São Miguel a Viçosa, que estava interditada sentido à Cachoeirinha, já está liberada. Um barranco havia desmoronado no local.

Também já foi liberada a estrada que liga o município a Canaã, que estava interditada próximo ao Pesque-Pague Balança.

Já a estrada que liga São Miguel a Ervália segue interditada. Duas pontes na via sofreram danos. A Prefeitura está em ação para resolver o problema.

Ponte Nova

Em Ponte Nova, foram registradas muitas ocorrências de inundação, deslizamento de barrancos e queda de árvores. As aulas de toda a rede municipal foram suspensas nesta sexta-feira.

Apesar do grande volume de chuva, o Rio Piranga não sairá de seu curso normal. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira através das redes sociais da Prefeitura. De acordo com o Executivo, a vazão da Usina da Brecha está abaixo do nível necessário para uma nova enchente.

Na mesma publicação, a Prefeitura informou que segue monitorando constantemente a situação e alertando a população através de seus canais oficiais (Facebook, Instagram e site). Segundo o Executivo, a equipe continua em campo, prestando auxílio às pessoas atingidas.

Em caso de problemas, ligue imediatamente para a Defesa Civil 199/(31) 3819-5454.

Cajuri

A chuva também provocou muitos danos em Cajuri. Em função disso, as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas nesta quinta e sexta-feira.

Segundo informações divulgadas no final da manhã desta quinta-feira através das redes sociais da Prefeitura, havia risco de rompimento da Represa da Usina devido ao grande volume de água e ao rompimento de tanques.

Na manhã desta sexta-feira, a reportagem do Primeiro a Saber entrou em contato com o chefe de gabinete da Prefeitura de Cajuri, Carlos Augusto Gomes Ladeira, que informou que a represa não apresenta mais risco de rompimento.

A ponte principal que dá acesso ao município segue interditada. O trajeto entre Cajuri e Viçosa se dá pelo Sapé, entrando para o Motel Aeroporto, passando pela Vila do Sapé, em frente à fazenda do Antônio Maria e saindo no Residencial. Outra alternativa é pela Volta da Ferradura, entrando para o Córrego dos Moinhos e saindo próximo ao depósito da Itaipava.

Teixeiras

Nesta quinta-feira, o prefeito de Teixeiras, José Diogo Drumond Neto, decretou estado de calamidade pública por conta dos danos causados pela chuva durante a madrugada. As aulas em todas as escolas municipais foram suspensas.

Todos os bairros da cidade foram atingidos e todos os rios e ribeirões transbordaram, inundando várias casas. Diante dos danos provocados pela chuva, foi montado um posto de apoio e atendimento no CRAS. Qualquer ocorrência deve ser informada pelo telefone (31) 3895-1757.

Segundo a Prefeitura, todas as pessoas que tiveram contato com a água de enchente devem se vacinar contra a Hepatite A. Para receber a vacina, basta procurar o Centro de Saúde da Rua Nova, neste sábado (15), das 8h às 16h.

A Prefeitura disponibilizou caminhões pipas para fazer a limpeza das ruas e calçadas. O abastecimento de água foi restabelecido nesta quinta-feira, por volta das 16h. Apenas a Vila Santana e o João Nicolau seguiam com a travessia de água interrompida. O Primeiro a Saber tentou contato com a Copasa para saber se o fornecimento de água nos dois bairros já foi normalizado, mas não obteve sucesso até a publicação desta matéria.

Neste momento, o município precisa de doações de água mineral, produtos de higiene e de limpeza, alimentos, colchões, além de fralda geriátrica e infantil. Doações devem ser entregues no CRAS, que fica na Rua Santa Tereza (em frente ao hospital), das 7h30 às 20h.

A Prefeitura de Teixeiras informou que foram recebidas muitas doações de roupas, o que já permite atender todos que estão necessitando.

Confira alguns pontos de coleta:

Viçosa

  • Loja Lótus – Rua Padre Serafim, 30 – loja 5 Shopping da Moda;
  • Delegacia de Polícia Civil – Rua Nossa Senhora das Graças, 53 – Bairro Bom Jesus;
  • Colégio Coeducar – Bairro Santo Antônio;
  • Mercado São Silvestre – Silvestre;
  • Viver Bem Pilates – Rua Padre Serafim, 325, loja 2;
  • Boho Chic – Rua Virgílio Val, 59, loja 08 – Perto do Amantino;
  • Mundial Calçados – Calçadão, loja 95.

Ponte Nova

  • Colégio Polivalente;
  • Delegacia de Polícia Civil de Ponte Nova.

Ervália

Em Ervália, entre os problemas após as chuvas está as vias de acesso à cidade. Segundo a Polícia Militar (PM), quem quiser ir ao município através da BR-356, por Muriaé, Coimbra ou Cajuri, não vai conseguir porque elas estão completamente interditadas.

Os militares ainda afirmaram que até as estradas vicinais que dão acesso à zona rural estão sem acesso ou condições para a passagem de veículos.

Outro problema que afetou a cidade é o abastecimento de água pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que está comprometido desde quinta-feira. A previsão, de acordo com a Companhia, é que a situação deve começar a se normalizar a partir da noite desta sexta.

Já com relação às aulas na rede municipal, a Secretaria de Educação informou que foram suspensas até esta sexta-feira. Ainda não há informação se elas voltam ao normal na próxima semana.

Guiricema

Em Guiricema, foram registrados pontos de alagamentos, inundações e enchentes. Nesta sexta-feira, o nível do Rio dos Bagres começou a baixar.

A Defesa Civil informou que a região central e algumas comunidades da zona rural foram, até o momento, os pontos mais afetados. O nível da água subiu rapidamente e atingiu vários imóveis. O órgão orientou aos moradores que vivem em locais com histórico de alagamento a acionarem as autoridades em casos de emergência.

Os moradores que tiveram as residências atingidas devem procurar imediatamente os locais de abrigo coletivo disponibilizado pelas equipes da Prefeitura.

São eles:
•Escola Municipal Guilherme Mateus (Cruzeiro);
•Escola Municipal Coronel Luiz Coutinho (Escola da Praça);
•Escola Estadual Prefeito Antônio Arruda (Ginásio).

publicidade

publicidade

publicidade