UFV é a sexta instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil, aponta ranking
17 de fevereiro de 2020

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a sexta instituição de ensino superior (IES) mais sustentável do Brasil, de acordo com o UI GreenMetric World University Ranking, referente a 2019, que acaba de ser divulgado pela Universidade da Indonésia. Apenas 28 IESs brasileiras figuram na relação, sendo que a UFV se encontra na 162ª posição mundial – um avanço em relação ao ano anterior, quando apareceu em 219º lugar.

O objetivo do ranking é classificar as universidades a partir de informações referentes às suas condições atuais e suas políticas relacionadas à sustentabilidade. A avaliação leva em consideração seis categorias de indicadores - áreas verdes e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, educação e pesquisa ambiental, gestão de resíduos, mobilidade e tratamento de água. A soma das pontuações alcançadas em cada um deles determina o resultado.

O UI GreenMetric é o único ranking a medir a participação e o compromisso das universidades em desenvolver uma infraestrutura "ambientalmente amigável" e um campus que dá espaço para práticas sustentáveis. Em 2019, o ranking contou com 780 universidades de 85 países.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, destacou a importância do UI GreenMetric não apenas como instrumento de valorização dos trabalhos realizados pelas IESs nesse setor, mas também por servir como norteador para a definição de políticas cada vez mais eficientes de sustentabilidade. “Ao participar do ranking, nós saímos de uma zona de conforto de inserção local e regional e nos inserimos no cenário global de sustentabilidade. Com isso, estamos adotando procedimentos semelhantes ao que de melhor tem sido realizado pelas universidades ao redor do planeta”.

A terceira colocação da UFV no país na categoria Energia e Mudanças Climáticas foi igualmente celebrada pelo reitor, que explicou as razões desse êxito. “Impactaram neste resultado a implementação de projetos e ações de eficiência energética (uso de LED como novo padrão, por exemplo) e fontes renováveis de energia”, detalhou.

Para ler a versão completa do rankingclique aqui.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade