Paciente com possíveis sintomas de coronavírus passa por exames em Juiz de Fora, diz secretário de Saúde
27 de fevereiro de 2020

Uma paciente com possíveis sintomas de coronavírus passa por exames em Juiz de Fora. A informação foi confirmada ao G1 nesta quarta-feira (26), pelo secretário de Saúde, Márcio Itaboray. O caso ainda não aparece na lista do Ministério da Saúde e é tratado como cumprimento de protocolo de isolamento.

De acordo com Márcio Itaboray, inicialmente a paciente - de idade, nacionalidade entre outros ainda não informados - deu entrada nesta terça-feira (25), no Hospital Doutor Mozart Teixeira (HPS). Já nesta quarta-feira, foi levada para o isolamento no Hospital João Penido. Conforme o secretário, ela passará por exames para que somente então possa vir ou não a ser tratada como caso suspeito.

"A paciente chegou da Itália e foi internada no HPS, com a coleta dos dados cadastrais. Ela chegou com alguns sintomas, como febre alta, dor de garganta, secreção clara. A partir daí, houve a decisão de submetê-la ao protocolo de isolamento, no Hospital João Penido, que é o centro de referência para o caso. Agora, os testes necessários serão feitos", acrescentou.

A produção da TV Integração entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que informou que ainda não foi notificada sobre o caso. Já a reportagem do G1 também conversou com a assessoria do Ministério da Saúde, que disse que os casos suspeitos são notificados pelas Secretarias dos Estados.

Emergência de saúde pública

No dia 30 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26), que está comprovado o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio da Itália. Esse é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Além dele, até o fim desta manhã o governo havia divulgado que há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas que já foram descartadas.

Ciclo do novo coronavírus — Foto: Arte/G1Ciclo do novo coronavírus — Foto: Arte/G1

Recomendações

Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.

Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.

Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade