Cidade

Feiras livres acontecem com restrições nesta quarta e sábado em Viçosa

As tradicionais feiras livres de Viçosa serão realizadas nesta quarta-feira (25) e no próximo sábado (28) já com as novas regras estipuladas no Decreto Municipal nº 5435/2020. O objetivo da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural é oferecer uma opção segura de compra, escoar as mercadorias dos pequenos produtores e diminuir a demanda nos supermercados.

A feira de quarta-feira, instalada ao longo da linha férrea ao lado da Estação Hervé Cordovil, vai acontecer mais cedo, das 13h às 17h. Já no sábado, a feira acontece no horário normal, das 5h da manhã às 12h, ao redor do Centro Administrativo da Prefeitura.

O secretário de Agropecuária, Marcos Fialho, recomenda a mínima permanência nos espaços das feiras: “Pedimos aos participantes que fiquem o menor tempo possível nas feiras. Fazer uma lista e comprar na ordem das barracas ajuda a manter um fluxo seguro”, recomenda o Secretário. A quantidade de barracas será reduzida, pois somente produtores rurais de Viçosa poderão participar. As entradas e as saídas dos espaços das feiras serão controladas, estabelecendo um fluxo contínuo de consumidores.

As barracas serão instaladas com cinco metros de distância entre elas, garantindo que não haja aglomerações. Feirantes idosos ou que se enquadrem no grupo de risco poderão ser representados por parentes próximos. Todos usarão máscaras e seguirão normas de prevenção, higiene e segurança.

Cuidados para os consumidores

Cuidados com a manipulação de alimentos devem ser constantes e, neste momento, com a pandemia da COVID-19, devem ser redobrados. O primeiro cuidado em relação às feiras é evitar tocar nos alimentos que estão nas barracas: peça para o atendente colocar os produtos em sua sacola. Além disso, mantenha a distância segura de dois metros entre as pessoas e evite colocar a mão no rosto durante as suas compras. Em caso de necessidade, utilize o álcool gel primeiro.

Quando chegar em casa, se possível, troque de roupa e higienize as suas mãos. Limpe as superfícies da cozinha onde serão manipulados e guardados os alimentos como a pia, a despensa e a geladeira. Em casos de produtos com embalagens, passe um pano com álcool em gel na parte externa. Para as frutas, verduras, legumes e hortaliças, comece lavando em água corrente, depois coloque imersos em uma solução com água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária, para um litro de água), durante 15 minutos e após esta etapa, lavar novamente em água corrente.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar