Prefeitos da microrregião de Viçosa se reúnem para discutir ações de enfrentamento ao coronavírus
1 de abril de 2020

O prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, se reuniu, na noite desta terça-feira (31), com os prefeitos de sete cidades que compõem a microrregião de Viçosa. Os municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (Cismiv) e fazem limite com a cidade.

Participaram da reunião os prefeitos José Diogo Drumond Neto (Teixeiras); Luíz Henrique Macedo Teixeira (Araponga); Sebastião Hilário Bitencourt (Canaã); Marcelo Rodrigues da Silva (Paula Cândido); Reginaldo Barbosa Gonçalves (Porto Firme); Ricardo Augusto Dias de Andrade (Cajuri); e Wagner Damião (São Miguel do Anta); além do secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schitini.

Foto: PMV/Divulgação

Os chefes do Executivo iniciaram a discussão estabelecendo um protocolo de atendimento de casos de coronavírus. A recomendação é que sigam as instruções da Organização Mundial da Saúde, acompanhando e isolando casos de pessoas que apresentem os sintomas. Também foi estabelecida a utilização de recursos financeiros do próprio consórcio para o investimento em tratamentos contra a doença. O Cismiv é organizado por meio de contribuições mensais dos municípios que integram o consórcio e, por isso, o objetivo é a otimização dos repasses financeiros.

Na ocasião, o prefeito Ângelo Chequer cobrou apoio efetivo dos prefeitos no cumprimento das barreiras sanitárias instaladas nos limites de Viçosa. Os prefeitos definiram que vão estabelecer uma pessoa responsável para analisar casos excepcionais de moradores que precisam vir a Viçosa, conforme os protocolos dos decretos estabelecidos pela Prefeitura de Viçosa. Os responsáveis por cada município serão capacitados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Viçosa.

Apoio da Polícia Militar

Também esteve presente na reunião o Comandante da 10ª Cia Independente de PMMG, Tenente Coronel Marcelo Pimentel. Além de Viçosa, a Cia. abrange os municípios de Ervália, Cajuri, Coimbra, Paula Cândido, Teixeiras, Pedra do Anta, Canaã, São Miguel do Anta e Araponga.

Durante a reunião, ficou definido o apoio da PMMG nas ações das barreiras sanitárias e outras ações de isolamento determinadas por cada município. O tenente-coronel disse que vai alinhar com os chefes dos batalhões para cumprir as medidas que cada município está adotando, entendendo a necessidade de cada gestor.

Para o prefeito Ângelo Chequer, a atuação dos municípios em rede e de forma coordenada é fundamental para o sucesso das ações: “se trabalharmos em conjunto, com a contribuição de cada profissional e morador, conseguiremos cumprir nossa única meta, que é salvar vidas", salientou.

publicidade

publicidade

publicidade