fbpx
Cidade

Saae inicia fase final de construção da adutora de interligação do reservatório de 3 milhões de litros com a ETA-II Violeira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae), após a finalização da construção e instalação do reservatório de 3 milhões de litros em 7 de dezembro do ano passado, iniciou a fase de construção da adutora que interligará o reservatório à estação de tratamento de água, ETA II – Violeira. As obras fazem parte do projeto de ampliação do Sistema de Reservação de água tratada do município.

Trecho onde a obra será realizada. Foto: Saae/Divulgação

A construção da adutora de interligação iniciou pela descida ao lado do Condomínio Recanto das Acácias no dia 9 de dezembro do ano passado, adentrando pela estrada principal da Violeira em 10 de fevereiro de 2020, e no dia 6 de abril, retoma a fase de construção no trecho que se estende da esquina da estrada da ETA – II com a Estrada da Violeira, até a entrada da estação de tratamento de água da Violeira.

No dia 13/04/2020 a equipe técnica instalou a curva da adutora. Foto: Saae/Divulgação

O trecho de 225 metros de extensão, próximo à Casa da Mãe Jeane, ficará totalmente interditado para trânsito de veículos a partir desta terça-feira (14), devido à abertura de valas para colocação dos tubos, estando totalmente interditado para o trânsito de 8h às 16h, nos próximos oito dias.

No dia 6 de abril, a Diretoria de Engenharia e Manutenção do Saae comunicou através de ofício os moradores da região sobre a realização da obra e os horários de interdição da via. Ainda segundo o Saae, a realização desta etapa no período de isolamento social – prorrogado até o dia 21 de abril – visa causar o menor impacto possível aos moradores.

A finalização da construção e interligação do reservatório de 3 milhões de litros à ETA II – Violeira resultará no aumento de cerca de 62% na capacidade de armazenamento de água do Município, considerando o reservatório de 500 mil litros já finalizado no Bairro Bom Jesus.

Informações adicionais

O reservatório de 3 milhões de litros finalizado em 07/12/2019. Foto: Saae/Divulgação

Instalado ao lado do reservatório de 1 milhão de litros, o local é estratégico devido à sua cota (altitude) o que possibilita a distribuição de água por gravidade para as áreas abastecidas por esse conjunto de reservatórios melhorando a pressão nos pontos finais de abastecimento.

A construção da adutora de interligação iniciou pela descida ao lado do Condomínio Recanto das Acácias no dia 09/12/2019. Foto: Saae/Divulgação

Segundo o Saae, no projeto de ampliação do Sistema de Reservação de água tratada do município, que inclui as obras de ampliação da ETA – II, 48% dos recursos são da própria Autarquia. Os outros 52%, conseguidos através de empréstimo junto ao BDMG, no valor de R$ 2.967.560,80, utilizados na construção de dois reservatórios – um de 3 milhões no Vale das Acácias e outro de 500 mil litros no Bairro Bom Jesus – além da aquisição dos tubos de ferro fundido utilizados na construção da adutora de interligação.

A empresa Pilone Construção e Conservação Ltda. foi a ganhadora do certame processo no 037/2019, pregão 031/2019, para construção da adutora de interligação em ferro fundido de 400mm, numa extensão de aproximados 1.400 metros, pelo valor global de R$ 265 mil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo