Museu de Entomologia da UFV possibilita visita à exposição sem sair de casa
15 de abril de 2020

Em tempos de distanciamento social, diante da pandemia da Covid-19, o Museu de Entomologia da UFV inovou com a criação de um site para divulgar as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas. Um dos destaques da nova ferramenta é possibilitar ao público a visita à exposição de caixas entomológicas sem sair de casa. Para isso, basta acessar o site do museu.

A exposição foi elaborada por mestrandos e doutorandos em Entomologia, como parte das atividades da disciplina Taxonomia Prática dos Insetos (ENT 666), ministrada pelo professor Frederico Falcão Salles. Além das imagens que compõem a galeria, ao clicar sobre o título de cada caixa entomológica, é aberta uma página com conteúdo explicativo, fotos e vídeos relacionados ao tema.

Como conta a doutoranda Marcela Miranda de Lima, uma das responsáveis pela criação do site, o principal objetivo da nova ferramenta é dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo museu. O site pretende ser um meio de divulgação para o público em geral, “podendo ser usado pelos professores como conteúdo para organizar a visita com os alunos, como material para pesquisa e trabalhos pós-visita ou como forma de mediação entre o público e os materiais expostos”.

A doutoranda acredita que essas atividades “são de grande relevância para a comunidade”, possibilitando o conhecimento sobre os insetos, sua diversidade e importância para o homem. Além disso, os pesquisadores também se beneficiam “ao ter a oportunidade de divulgar o que fazem, de explicar ao público como se faz ciência e qual é a sua importância na vida das pessoas”.

Vale lembrar que devido à pandemia da Covid-19, atualmente, as visitações ao Museu de Entomologia da UFV estão suspensas e que, posteriormente, serão retomados os agendamentos de visitas e o empréstimo de material para escolas. Mas, enquanto isso, é possível fazer uma visita virtual, clicando aqui.

Por UFV

publicidade

publicidade

publicidade