Cataguases: barreiras sanitárias são desativadas
26 de maio de 2020

As barreiras sanitárias instaladas em Cataguases foram desativadas nesta tarde de segunda-feira, 25 de maio. O Comitê Gestor do Coronavírus em Cataguases, responsável pela sua desativação, avaliou como positivo seu trabalho. Durante estes 63 dias de funcionamento das barreiras sanitárias, viajantes de mais de 330 municípios chegaram em Cataguases por motivos diversos. “As barreiras sanitárias cumpriram, portanto, seu papel”, asseguram a Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Rezende e o Presidente do Conselho de Saúde, médico Joseph Freire. O próprio Comitê, porém, avisou que, caso seja necessário, a barreira poderá ser restabelecida.

O Comitê Gestor do Coronavírus em Cataguases decidiu retirar ainda nesta segunda-feira, as barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura de Cataguases, no dia 23 de março, nos principais acessos da cidade. Elas foram criadas para evitar que pessoas de outras regiões pudessem trazer o vírus da Covid-19 para o município. Neste sentido o Comitê Gestor avaliou que as barreiras sanitárias tiveram um resultado positivo, oferecendo ampla divulgação a respeito dos cuidados quanto a disseminação do vírus, inclusive sobre a importância do uso de máscara de proteção, formas de higienização e necessidade de distanciamento social.

Conforme avaliação daquele Comitê foi verificado que as barreiras poderiam ser suspensas pelos seguintes motivos: existência da transmissão comunitária do vírus no município; liberação do acesso de transporte de passageiros de outros municípios; aumento da testagem no município com testes rápidos nas UBS (unidades básicas de saúde) e exame PCR pelo Hospital de Cataguases; Vigilância em Saúde eficiente com o controle do monitoramento dos casos notificados e seus contatos; finalização do oitavo andar para leitos clínicos e leitos de UTI para atendimento Covid-19 já em etapas finais e contratação de uma enfermeira que irá realizar também a coleta de exames PCR nas residências dos pacientes que forem avaliados pelos critérios de coleta nas UBS, garantindo acesso e qualidade na assistência dos usuários SUS. Além disso, toda a rede da atenção básica está organizada, capacitada e com EPIs necessários ao atendimento SUS, e algumas UBS estão funcionando com horário estendido para garantir atendimento aos usuários SUS.

Fonte : Marcelo Lopes.

publicidade

publicidade

publicidade