fbpx
CidadaniaCidade

“Junho Violeta” e o combate à violência contra a pessoa idosa

Durante a pandemia, os cuidados com os idosos devem ser reforçados, principalmente em relação a saúde física e mental. O “Junho Violeta” é o mês dedicado a valorização das pessoas idosas e ao combate à todas as formas de violência. A data foi instituída em 2006, pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Viçosa conta com o Programa Municipal da Terceira idade, o PMTI, que há mais de duas décadas assegura aos idosos espaços de interação, danças, fisioterapia, oficinas para memória, atendimento nutricional e atendimento médico. Essas atividades buscam impactar positivamente a população idosa do município, proporcionando um envelhecimento mais ativo e saudável. Entretanto, em função das medidas de distanciamento social, as atividades presenciais do PMTI estão suspensas. O contato é feito de forma virtual, com uma série de vídeos que começaram a ser publicados no canal do Youtube da Prefeitura, em como o serviço de atendimento por telefone para tira-dúvidas sobre exames e receitas médicas, com a equipe clínica do projeto. O telefone para contato é o 31 97348-5231.

O objetivo é fortalecer redes de apoio, mesmo que de forma remota, com o intuito de minimizar o impacto do isolamento social na saúde, bem estar e, sobretudo, na autonomia e dignidade dos idosos. A campanha pretende direcionar os olhares da sociedade para as pessoas idosas, de forma que todos sejam capazes de identificar as diferentes situações de violência e denunciar. De acordo com o coordenador do PMTI, Rodrigo Lopes, os tipos de violência que os idosos mais sofrem são: violência financeira, que é quando o idoso é privado o acesso ao próprio dinheiro; e a violência emocional, quando há chantagem emocional ou abuso: “pedimos para os familiares dedicarem mais tempo e atenção aos seus pais, mães e avôs e avós de idade mais avançada. A solidão pode ser um fardo pesado, principalmente dentro de casa”, finaliza.

Confira um dos vídeos produzidos como parte das ações do Junho Violeta:

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo