fbpx
CulturaEducação

Ex-aluno da UFV lança livro de contos “Contradança”

José Vecchi de Carvalho, graduado em Letras pela UFV, lançou o livro de contos  “Contradança”. Esse é o segundo livro lançado por José Vecchi.

Em 2006, José participou de uma coletânea de crônicas de um grupo de Cataguases (sua cidade natal), com o livro intitulado “A casa da rua alferes e outras crônicas”  que contou com a participação de quatro autores, tendo cada um contribuído com 4 crônicas.

Depois disso, José Vecchi publicou em jornais, revistas, blogs e coletâneas de concursos literários. Em 2015, num concurso literário da UFV, o seu conto “Gervásio”  foi classificado em 2° lugar. Em 2018, ele publicou seu primeiro livro, o “Duas cruzes”. Nessa época, ele estava já com alguns contos esparsos, mas à procura de uma ideia que desencadeasse o desenvolvimento de contos ligados a um objetivo, a um projeto. E foi assistindo ao show Contradança, com Arthur Moreira Lima e Yamandu Costa homenageando Villa Lobos, que surgiu a ideia.

Contradança é um ritmo musical de compasso binário, intimamente ligado à dança coletiva, na maioria das vezes, em pares. Surgiu há muitos anos, possivelmente, de uma mistura da música erudita com a música popular.

De acordo com José Vecchi, o “Contradança” que está sendo lançando em 2020, é um livro com 8 pares de contos, e todos possuem como títulos, nomes ou apelidos de pessoas, Estela e Caleb; Andrey e Zara; Inês e Talarico; Mindinho e Corina; Otília e Heraldo; Cecílio e Mônica; Gavinha e Fabius; Murilo e Nanci, como se todos dançassem uma quadrilha, que representa a mais popular forma de contradança.

José acrescenta que os personagens são pessoas comuns e os fatos são corriqueiros, quase imperceptíveis, mas que procura dar a eles uma dimensão maior utilizando a lente da literatura, tentando mostrar em segundo plano, temas que me chamam a atenção e que considero importantes, tratados, evidentemente, com o viés literário.

O livro tem a orelha da professora de Literatura da UERJ Cassiana Lima, e prefácio da professora de literatura da UFV, Joelma Santana.

O livro está disponível na Amazon (físico e ebook), na loja virtual da editora Estronho, na Livraria Lê Brasil (facebook) e pode ser adquirido diretamente com o autor, no whatsapp (31) 9 9965-4541.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar