fbpx
Saúde & Bem Estar

Prefeitura amplia horário de funcionamento de sete Unidades Básicas de Saúde em Viçosa

A Secretaria de Saúde de Viçosa ampliou horário e os dias de funcionamento de 7 das 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. As equipes de saúde da família dos bairros Santo Antônio, Bom Jesus, Nova Viçosa/Posses, Santa Clara/Morada do Sol, São José do Triunfo, São José/Barrinha e Centro passam a atender a população de suas regiões aos sábados e, durante a semana, em horário estendido. Confira a lista:

  • UBS Santo Antônio, Bom Jesus, Nova Viçosa/Posses e Santa Clara/Morada do Sol – segunda a sexta-feira das 7h às 19h, com intervalo das 12h30 às 13h30, e aos sábados das 7h às 17h.
  • UBS São José do Triunfo e São José/Barrinha – segunda a sexta-feira das 7h às 21h, com três intervalos de meia hora para desinfecção dos espaços, e aos sábados das 7h às 17h.
  • UBS Centro – segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, com três intervalos de meia hora para desinfecção dos espaços, e aos sábados das 7h às 17h.

As UBS localizadas nos bairros Amoras, Cachoeira de Santa Cruz, João Braz, Nova Era, Novo Silvestre, São Sebastião e Silvestre mantiveram o horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 17h.

Com a implantação de horários alternativos, a Secretaria de Saúde espera incentivar a procura pelos serviços das Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é garantir maior efetividade na resolução de problemas de saúde na atenção básica, evitando a evolução de doenças e a superlotação de hospitais. Nos últimos meses, desde o início da implantação de medidas de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, a coordenação de atenção primária vem identificando uma considerável queda na procura dos serviços das UBS em todas as regiões da cidade.

Para o secretário de Saúde, Marcus Schitini, o motivo da baixa procura pode ser um reflexo da pandemia. No entanto, ele faz um alerta: “muitas pessoas estão com medo de procurar atendimento nas unidades básicas e isso nos preocupa muito porque, enquanto isso, estamos deixando de realizar diagnósticos precoces de doenças que precisam de acompanhamento e não podem ser ignoradas”, salienta o secretário.

Todas as unidades de saúde estão seguindo um rigoroso protocolo de funcionamento durante a pandemia e, devido às regras de distanciamento social, o limite de atendimento diário precisou ser reduzido. Por isso, é importante que os usuários liguem e agendem a consulta ou o procedimento na unidade de referência. Os telefones de todas as unidades estão listados no site da Prefeitura.

Referência Covid-19

As unidades de referência para atendimento de pacientes acometidos por síndromes gripais e com sintomas associados à Covid-19 também foram ampliadas. Os pacientes que antes eram encaminhados somente para a UAES/COVID, agora são atendidos também nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros São José/Barrinha, Bom Jesus, São José do Triunfo e Nova Viçosa, de acordo com a divisão estabelecida pela Secretaria de Saúde, que regionalizou a cidade em cinco distritos sanitários.

O paciente que precisa de atendimento deve ligar para o serviço Telessaúde Covid para saber qual é a unidade de referência que atende sua região. Além disso, os profissionais do Telessaúde Covid são capacitados e treinados para realizar o diagnóstico preliminar e definir se o paciente precisa de atendimento presencial ou se deve ser monitorado em isolamento domiciliar. O serviço atende pelos telefones (31) 3612-8000 / 5500 / 5502 / 5507.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo