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SAAE alerta sobre cortes de água nas faturas vencidas até março

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, vem informando os usuários sobre os cortes de água de residências ou comércios com faturas vencidas e não pagas até o mês de março de 2020, realizados a partir de 29 de junho. Entre os dias 29/06/20 e 13/07/20, foram emitidas cerca de 456 ordens de corte em diversos bairros do Município, respeitando as rotas planejadas pela Autarquia.

Desde o dia 29/07/2020 foram realizados 362 cortes de consumidores que até o momento da emissão da ordem não haviam quitado as suas faturas, além de casos em que o consumidor solicita a própria interrupção do serviço. Neste mesmo período, 219 consumidores pediram a religação da água, após regularizar a situação com a Autarquia. Ressalta-se que nem todas as religações são de cortes realizados neste período.

Segundo o SAAE, o corte dos serviços de água causam transtornos para o consumidor inadimplente e para a Autarquia, que além dos gastos com divulgação do corte, precisa disponibilizar um profissional exclusivo para o serviço.

A administração da Autarquia identificou que, após o corte, geralmente o consumidor paga ou renegocia a fatura rapidamente, solicitando o pedido de religação de urgência. A taxa cobrada pela religação de urgência muitas vezes não cobre os custos do serviço, portanto, o SAAE orienta o consumidor a quitar o débito antes da emissão e realização do corte no fornecimento.

O SAAE informa ainda que o corte no fornecimento de água interrompe apenas o faturamento da tarifa de água. Outros serviços continuam ativos, como o recolhimento de resíduos sólidos (lixo) que é realizado mesmo com o corte do fornecimento de água, portanto, são cobrados normalmente assim que emitida a próxima fatura.

ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR

O aviso de corte enviado pela Autarquia solicita aos consumidores que evitem a situação, pagando a segunda via das faturas, que podem ser emitidas gratuitamente pelo site do SAAE, no endereço www.saaevicosa.mg.gov.br.

Se o consumidor precisar parcelar os débitos, deve procurar a Seção de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Autarquia na Rua Dr. Horta nº 75 de acordo com o dia de atendimento pelo último número do CPF, como definido pela Prefeitura Municipal de Viçosa.

Após o pagamento, a orientação do SAAE é que o consumidor apresente o comprovante de pagamento na Seção de Atendimento ao Consumidor ou envie o comprovante de pagamento e cópia da guia pelo WhatsApp 31 9 8799-7235.

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