Ubá registra o 278º caso confirmado de COVID-19
20 de julho de 2020

Comunicado Oficial 128 - COVID/19

Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.

- Total de casos confirmados: 278
(Soma dos casos confirmados de COVID-19 em pacientes residentes em Ubá)

- Casos confirmados em acompanhamento: 93
(casos confirmados de COVID-19 cuja condição clínica permanece sendo acompanhada)

- Casos recuperados: 176
(casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.)

- Óbitos confirmados: 09

- Óbitos suspeitos/investigados: 0
(soma dos casos de pacientes com suspeita de COVID-19 que vieram a óbito, cujo resultado do exame ainda é aguardado.)

- Casos Notificados: 1690
(total de casos analisados, dentre monitorados, confirmados e descartados desde 15/03/20)

- Casos em monitoramento por síndrome gripal: 1040
(casos de pacientes monitorados com síndrome gripais que não se enquadram para coleta do teste)

- Casos em investigação: 12
(casos suspeitos de pacientes aguardando resultado do teste.)

- Pacientes internados em leito clínico: 5
(pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito clínico de isolamento.)

- Pacientes internados em leito de UTI: 14
(pacientes com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 que encontram-se internados em leito de UTI.)

- Pacientes internados na Unidade de Atendimento Municipal COVID: 1
(pacientes com caso confirmado de COVID-19 que encontram-se acolhidos na Unidade de Atendimento Municipal COVID/Casa de Oração.)

Sobre os novos casos confirmados:
272º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 25 a 30 anos de idade.

273º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 45 a 50 anos de idade.

274º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 50 a 55 anos de idade.

275º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 80 a 85 anos de idade.

276º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 30 a 35 anos de idade.

277º caso: paciente do sexo feminino, faixa etária de 20 a 25 anos de idade.

278º caso: paciente do sexo masculino, faixa etária de 60 a 65 anos de idade.

Novo decreto permite retomada das atividades previstas na Onda Branca

A partir do Decreto Municipal 6423/2020, publicado na manhã desta segunda-feira (20/07), Ubá passa a integrar a Onda Branca do plano Minas Consciente. A reclassificação da fase de abertura para os municípios que integram a macrorregião sudeste de saúde foi feita pelo Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais através da Deliberação 68, publicada no dia 16 de julho no Diário Oficial do Estado.

A partir de agora, portanto, está autorizado o funcionamento das atividades econômicas incluídas na onda verde (serviços essenciais) e onda branca (serviços de baixo risco). As atividades econômicas incluídas nas ondas amarela (médio risco) e vermelha (alto risco) seguem com funcionamento proibido, exceto através do fornecimento de bens e serviços de portas fechadas, por meio de delivery, não sendo admitida a entrada e permanência de clientes no interior dos estabelecimentos.

Acesse www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios e conheça as atividades permitidas na onda branca e também os protocolos para os estabelecimentos

Previstas na onda branca, as auto escolas passam a ter horário de funcionamento máximo permitido em Ubá. Segundo o novo decreto, as atividades de formação e habilitação de condutores de veículos automotores poderá acontecer de segunda a sexta, de 8h às 18, e aos sábados de 8h às 13h. As demais novas atividades permitidas terão horário de funcionamento padrão, apenas de segunda a sexta, de 9h às 18h.

Cuidados permanecem: A autorização para retomada do funcionamento das atividades econômicas deve estar sempre aliado às medidas de prevenção à COVID-19. Dessa maneira, a Prefeitura de Ubá reforça que o isolamento social deve ser priorizado pela população, assim como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento, e as medidas de higiene.

Fiscalização
Para denúncias: Unidade Integrada de Fiscalização recebe e atende as demandas de denúncias somente online, através do endereço www.uba.mg.gov.br/ouvidoria

Orientações à comunidade

Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco.

Se você apresenta sintomas de síndrome gripal, caracterizados por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória procure a Unidade Básica a Saúde do seu bairro (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou um dos Pronto Atendimentos Municipais 24h, instalados no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Isabel. É obrigatório o uso de máscara ao sair de casa.

Em caso de sintomas leves: Informe o setor de Epidemiologia ou a Unidade de Saúde mais próxima, permaneça em casa por 14 dias, siga rigorosamente todas as orientações de higiene, não receba visitas, faça repouso, beba bastante água, evite permanecer em ambientes compartilhados da casa, como cozinha/ sala de estar, use máscara.

O contato deve ser feito através da Central de Atendimento Covid-19, que atende a população por meio do número 0800 000 2966, das 7h às 19 horas, todos os dias da semana. A Central também atende pelo whatsapp através dos números 3301-6503 ou 3301-6508.

publicidade

publicidade

publicidade