Após consulta pública, governo anuncia para próxima semana um novo ‘Minas Consciente’
23 de julho de 2020

Na próxima semana, o governo de Minas Gerais promete lançar um novo Minas Consciente, absorvendo as sugestões que chegaram pela consulta pública realizada nos últimos dias. Em entrevista exclusiva com a TV Globo, nesta quinta-feira (23), o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, adiantou que o esquema de ondas deve sofrer uma nova configuração.

Segundo ele, segmentos que hoje estão contemplados pelo plano devem ser alterados. A secretaria não descarta aglutinar as etapas da primeira fase e propor uma nova classificação ao autorizar a flexibilização dos serviços não essenciais.

"Até o dia 29 desse mês, nós vamos entregar um novo plano para a sociedade mineira, para Minas Gerais. Assunto como avanço de ondas podem ser alterados, o prazo pode ser alterado, pode ser que a gente junte um onda com a outra. Está na hora de nós mudarmos o plano e entregar um plano ainda melhor para a sociedade", disse Passalio.

Mais tarde, durante entrevista coletiva, Passalio detalhou que centenas de sugestões foram recebidas pelo governo. "A sociedade toda participou: cidadãos, associações, entidades empresariais, prefeituras... vamos fazer um trabalho profundo de análise. Será um 'Minas Consciente' novo, porém sem perder sua essência".

O "Minas Consciente" reúne protocolos para reabertura gradual do comércio. O programa foi lançado em abril deste ano e classifica as atividades em ondas. Segundo Passalio, 254 das 853 cidades aderiram a ele até o momento.

"Um número expressivo de municípios está aderindo diariamente, muito por conta da decisão judicial", explicou. A Justiça definiu, no dia 9 de julho, que as cidades que optaram por não fazer parte do programa devem cumprir normas de distanciamento social e permitir apenas o funcionamento de serviços essenciais.

Avanço nas ondas

Avanço nas ondas do 'Minas Consciente' a partir do dia 25/07  — Foto: Governo de MG/Divulgação

Avanço nas ondas do 'Minas Consciente' a partir do dia 25/07 — Foto: Governo de MG/Divulgação

Passalio anunciou ainda o avanço de macrorregiões para ondas com maior flexibilização do isolamento social. As mudanças valem a partir deste sábado (25).

A macrorregião Triângulo Sul vai avançar para a "Onda Branca" do "Minas Consciente". "Além de contar com os segmentos essenciais, terá também a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos, floriculturas, dentro outros", listou Passalio.

Já a macrorregião Leste do Sul vai passar para a "Onda Amarela", permitindo o funcionamento de estabelecimentos como salões de beleza, lojas de roupa, lojas de calçados, livrarias e papelarias.

Coronavírus no estado

Secretário de Saúde diz que governo se prepara para comprar mais testes do coronavírus
Secretário de Saúde diz que governo se prepara para comprar mais testes do coronavírus

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta manhã, Minas Gerais ultrapassou a marca de 100 mil casos confirmados de Covid-19, sendo que mais de 2,2 mil pessoas morreram.

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, afirmou na entrevista coletiva que a pasta pretende ampliar o público da testagem. Atualmente, no estado, os testes são restritos a grupos como pessoas internadas em estado grave, profissionais da saúde e da segurança pública, restritos de liberdade e asilados.

"Nosso planejamento sempre foi ampliar a testagem no momento em que identificássemos que e epidemia tivesse tendência ao prolongamento. Não será simplesmente uma queda, pronto e passou. Conviveremos com o vírus por um tempo longo. É preciso que tenhamos a capacidade, a estrutura mantida por um período, e isso inclui acompanharmos a testagem. Com a tendência de recebermos a totalidade dos insumos, ampliaremos a testagem", disse Amaral.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade