fbpx
Cidade

Self Checkout chega à Viçosa e região

Texto por Jéssica Morgenia da Silva Nascimento.

A partir desta quarta-feira, 29, os moradores de Viçosa poderão usufruir de uma nova experiência de compra no mercado de varejo: os auto atendimentos/self checkout. A tecnologia, facilmente encontrada nos mercados europeus e norte-americanos, chega à região por meio do Supermercado Escola, localizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa, onde os próprios clientes podem processar e finalizar suas compras.

Os caixas de autoatendimentos são equipamentos inteligentes que permitem que o consumidor seja responsável por todo o seu processo de compra, desde a seleção ao registro no sistema, realizando, por fim, o pagamento. Esse método de compra já é adotado em aeroportos para realização de check in e em cinemas para compra de ingressos.

Segundo Renata Bressan, gerente do Supermercado Escola, a ideia de implementação dessa tecnologia surgiu após diversas discussões internas de investimento e melhoria no atendimento prestado. “Por termos este caráter Escola, estamos sempre antenados ao que o varejo oferece de tecnologia e inovação, tanto em serviços, produtos quanto em processos. Conseguimos agilizar e inaugurar na pandemia, onde
a ausência de interação humana é fundamental na propagação do vírus.”

Localizado dentro do campus universitário e sendo uma das três unidades de negócio da Fundação Arthur Bernardes, o Supermercado Escola é rodeado por pesquisas e inovações, o que incentiva a constante busca por aperfeiçoamento em seu atendimento. O público consumidor está em constante mudança de comportamento, buscando novas experiências e principalmente, praticidade no dia a dia. Com os self-checkout busca-se reduzir o tempo gasto em filas, tornando o processo de compra ainda mais ágil e prazeroso
para o cliente.

Por meio de um plataforma intuitiva, os clientes podem realizar uma compra de até 20 itens, gastando apenas cinco minutos. Comparando com um horário de pico no estabelecimento, o cliente demoraria cerca de 20 minutos para processar suas compras por meio do método do caixa tradicional. Assim, temos uma redução de 15 minutos gastos em filas, o que é uma ótima economia para quem tem aquela rotina corrida.

As formas de pagamento no self checkout são, quase em sua totalidade, as mesmas do tradicional, com exceção do dinheiro. As opções disponíveis ao público são cartões de débito e crédito à vista, vale-alimentação e convênios. Os descontos para os estudantes também são válidos, basta possuir a carteirinha da UFV em mãos.

Em 2019, o mesmo supermercado foi o responsável por trazer a tecnologia de compras online, sem sair de casa, ao município de Viçosa e vizinhos. Para a Casa do Empresário, segundo o presidente Julismar Marques, o self-checkout vem acrescentar muito para o desenvolvimento do comércio na cidade. “É mais um grande passo e uma enorme conquista merecidamente do nosso parceiro Supermercado Escola.” Ações como essas reforçam a constante busca por soluções inovadoras e eficientes para garantir maior agilidade e segurança no mercado local.

Fonte: Supermercado Escola.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo