Ações de combate e prevenção a Covid-19 adotadas pelo Lar dos Velhinhos
30 de julho de 2020

Desde o dia dois de março, deste ano, o Lar dos Velhinhos de Viçosa vem adotando medidas e seguindo protocolos das agências reguladoras e órgãos públicos para evitar a contaminação e disseminação da COVID-19 entre os 39 idosos atendidos, e 25 funcionários. Até o momento não registramos nenhum caso da doença entre os idosos e funcionários, todavia, a equipe esta apreensiva e trabalhando com cautela para que seja preservada a saúde de todos os idosos e funcionários.

No dia 12 de março todas as visitas presenciais aos idosos foram suspensas e permanecem assim, no entanto, como alternativa para diminuir a distância entre os idosos, seus familiares, amigos e voluntários estão sendo realizadas visitas virtuais com o apoio do Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV, que doou tablets específicos para este fim.

Todos os profissionais da instituição foram treinados sobre os cuidados, prevenção, formas de combate ao coronavírus e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual, EPI. Foram disponibilizados máscara hospitalar, face sheld, avental descartável, calçado de uso exclusivo no horário de trabalho, luvas de procedimento, touca para proteção dos cabelos e máscaras para serem usadas na rua, além da instalação em todos os setores da instituição de dispensadores de álcool em gel, sabonete líquido e de papel toalha e cartazes para a correta higienização das mãos. Todos os idosos estão fazendo uso de máscaras e realizando assepsia das mãos com álcool em gel várias vezes ao dia.

A Direção, os coordenadores dos setores de nutrição, enfermaria, limpeza, lavanderia e os funcionários estão recebendo treinamentos virtuais fornecidos pela Frente Nacional de Fortalecimento as ILPI, seguindo recomendações e notas técnicas da ANVISA, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Viçosa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Ministério Público e entre outros órgãos.

A equipe de enfermaria está responsável pela aferição de temperatura e acompanhamento sinais e sintomas do coronavirus de todos os funcionários antes do início do trabalho e dos idosos, bem como, medição da saturação, oxigenação e pressão arterial de todos os idosos uma vez ao dia.

Está ocorrendo também testagem semanal de todos os funcionários da instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde com o método RT-PCR, salientamos que em caso de algum funcionário testar positivo ele será afastado imediatamente de todas as suas funções e será colocado em isolamento.

O setor de limpeza é responsável por desinfetar todas as alas da instituição com álcool 70% ou solução saneante nos pisos, portas, corrimãos, mesas, cadeiras, camas e entre outros.

Todas as doações recebidas são higienizadas antes de serem guardadas ou entregues aos idosos. Além destas, entre outras medidas preventivas foram e serão adotadas para o combate e prevenção da Covid-19.

publicidade

publicidade

publicidade