Visconde do Rio Branco registra o 223º caso confirmado e o 9º óbito por COVID-19
31 de julho de 2020

CASOS CONFIRMADOS: Visconde do Rio Branco teve, nas últimas 24h, mais 10 confirmações de covid-19. Destes, três foram positivados através do exame RT-PCR. Tratam-se de pacientes do sexo masculino, com idades de 32 a 75 anos, que se encontram internados em leitos clínicos no Hospital São João Batista, indicando, no momento, quadro considerado estável.

Perfazendo o total de novos casos, outros quatro homens, com faixa etária entre 46 e 71 anos, e três mulheres, de 24 a 48 anos, também receberam o diagnóstico da doença, após serem submetidos a testes rápidos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

CASOS SUSPEITOS: Diante dos sintomas apresentados, duas mulheres, de 64 e 95 anos, e um homem, de 81 anos, que estão internados em leitos clínicos no HSJB, passaram por coleta de amostras biológicas na data de ontem (29).

Uma criança de 01 ano, três mulheres, de 29 a 79 anos, e um homem, de 23 anos, que cumprem o isolamento domiciliar, também foram submetidos à testagens para detecção da enfermidade. Das cinco, duas coletas de swab nasal ocorreram em laboratório particular e uma no Hospital Santa Isabel, em Ubá, sendo essa em profissional de saúde.

Além dos mencionados acima, ainda fora adicionado às estatísticas o exame RT-PRC, realizado por profissional de saúde, do sexo feminino, de 35 anos, cujo resultado deu negativo.

ÓBITO: VRB tem uma nova morte por covid-19. A nona vítima na cidade é uma mulher, de 90 anos, com comorbidades diversas, que deu entrada no Hospital São João Batista em 15 de julho e, três dias depois, teve o diagnóstico da doença confirmado. Desde a internação, a idosa se manteve com quadro estável, não precisando, em momento algum, ser encaminhada à UTI. No entanto, apesar do esforço da equipe de saúde que assistia ao caso, ela não resistiu às complicações decorrentes da infecção provocada pelo novo Coronavírus, vindo à óbito na quarta-feira última.

NOTIFICAÇÕES: Com os recentes acréscimos, o município contabiliza 1635 casos suspeitos, 685 descartados, 223 confirmados, 121 pacientes recuperados e nove óbitos registrados.

VÍNCULO EPIDEMIOLÓGICO: De acordo com atualização técnica ao protocolo de infecção humana pelo sars-cov-2 n° 05/2020, publicada pela Secretaria de Estado de Saúde, o indivíduo com histórico de contato próximo ou domiciliar nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas com paciente positivado para covid-19 deve ser integrado ao levantamento de diagnósticos da doença como caso confirmado, sem passar pelo procedimento de testagem.

publicidade

publicidade

publicidade