fbpx
Saúde & Bem Estar

Prefeitura repassa recursos à Sovipa para realização de mil castrações

Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais será responsável pelos procedimentos

A Prefeitura de Viçosa concedeu uma subvenção de  R$ 100 mil reais para que a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais – Sovipa, realize mil castrações de cães e gatos na cidade. O objetivo do convênio é realizar o controle populacional de cães e gatos em situação de rua. Animais de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que não podem arcar com os custos de uma castração, também terão prioridade.

O recurso municipal começou a ser repassado no mês passado, dividido em 5 parcelas. O dinheiro será usado para a contratação de veterinários, compra de medicamentos, anestésicos e materiais necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos.

Todos os animais castrados serão registrados e marcados na orelha com uma espécie de tatuagem em formato de coração, para que possam ser identificados posteriormente. Todo o processo será acompanhado pela coordenadora da Vigilância Ambiental, Rafaela Lopes, veterinária responsável por verificar as condições dos locais de castração, o número de animais castrados e a identificação dos animais e tutores, além de gerenciar o contrato com a ONG.

As castrações serão realizadas no centro cirúrgico móvel da instituição, em hospitais e clínicas veterinárias e também no espaço cedido pela prefeitura para ser a unidade de castração da Sovipa, no bairro Santo Antônio.

Como levar um animal para castrar

O cadastro dos animais para a castração é feito pelo formulário disponível AQUI, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos, assim como o envio de uma conta de água como comprovante de endereço. O tutor deve preencher um formulário para cada animal que deseje castrar.

É possível também levar um animal em situação de rua para castrar e dar lar temporário durante a recuperação e, quem sabe, adotá-lo de forma permanente. Pessoas interessadas em dar lar temporário para algum animal recém castrado podem entrar em contato com a sovipa pelo e-mail [email protected] ou enviar mensagens nas redes sociais da ONG.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo