fbpx
UFV

Sala Mendeleev da UFV comemora 10 anos com programação especial nas redes sociais

Nesta sexta-feira (14), a Sala Mendeleev completará 10 anos. Devido à pandemia de Covid-19, as comemorações acontecerão pela internet, nos perfis das mídias sociais (FacebookInstagram) da Sala, com uma série de publicações especiais preparadas por seus estagiários.

Criada a partir de um projeto financiado pelo CNPq, coordenado pelos professores Marcelo Oliveira e Mayura Rubinger, ambos do Departamento de Química (DEQ), a Sala Mendeleev é um importante Espaço de Ciência da UFV. Sua principal atração é uma tabela periódica gigante, com três metros de comprimento e dois metros de altura, e amostras de todos os elementos químicos estáveis. A Sala oferece ainda uma série de atividades interativas aos seus visitantes, a maioria estudantes de Viçosa e região.

Coordenada pelo professor Marcelo Oliveira, ela conta com a orientação dos professores do DEQ Emílio Borges, Mayura Rubinger e Vânia Carneiro, e do professor Emerich de Sousa, do Colégio de Aplicação Coluni. Além disso, tem a participação de universitários (bolsistas e voluntários) em projetos de divulgação científica. Dentre esses projetos está o Canal Banana Atômica, no YouTube. Com coordenação da professora Vânia Carneiro, sua proposta é ensinar química de uma maneira divertida e simples, facilitando a compreensão e fixação dos conteúdos.

Outro projeto é A Química do Aquecimento Global: Proposta de uma oficina temática para jovens, coordenado pelo professor Emílio Borges. Seu objetivo é a contextualização de temas ambientais, tendo como foco o aquecimento global e as mudanças climáticas.

A Sala Mendeleev, que integra o circuito de museus da Semec-UFV, funciona no Edifício das Licenciaturas, no campus Viçosa.

 

Divulgação Institucional

Fonte: UFV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo