Cerimônia virtual de colação de grau da UFV é marcada por ineditismos
17 de agosto de 2020

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal de Viçosa realizou uma Sessão Solene de Colação de Grau simultaneamente virtual e multicampi. Setenta e três profissionais formados em cursos de bacharelado e licenciatura dos três campi da UFV - Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba - tornaram-se oficialmente graduados. A cerimônia precisou acontecer remotamente, em virtude da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead), no Youtube. A tradicional comemoração dos familiares e amigos dos formandos aconteceu, desta vez, por meio  de comentários entusiasmados que puderam ser acompanhados durante a transmissão.

Os novos profissionais receberam os cumprimentos do reitor Demetrius David da Silva, da vice-reitora Rejane Nascentes e do secretário de Órgãos Colegiados, Marcos Ribeiro Furtado, que conduziram a sessão solene do Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, atendendo às recomendações de proteção necessárias. A cerimônia também foi acompanhada virtualmente pelos diretores-gerais dos campi de Florestal e Rio Paranaíba, respectivamente Marco Antônio de Oliveira e Renato Adriane Alves Ruas, e pelos diretores de centros de ciências da instituição.

Em seu discurso, o reitor destacou a complexidade das circunstâncias, mas ressaltou que a postura deve ser de determinação. "Este não é o momento para se lamentar porque nenhum momento é propício para lamentos. Ou enfrentamos as dificuldades ou então a nossa UFV ficará irremediavelmente fragilizada". Em seguida, enfatizou as contribuições da instituição para o conjunto da sociedade na atual crise sanitária. "Somos referência para a testagem da Covid-19 para um total de 128 municípios de Minas Gerais e uma população de 1,7 milhão de habitantes, realizando testes totalmente gratuitos para a comunidade. Não é por acaso que a cidade de Viçosa se destaca em nível nacional por não ter tido nenhum óbito em decorrência dessa doença" afirmou.

O reitor ainda aconselhou aos novos profissionais que não desanimem e "não se deixem vencer pelas naturais apreensões e receios gerados pela pandemia, pois a formação que receberam é um capital inestimável e que haverá de render muitos e bons frutos".

A cerimônia pode ser conferida na íntegra, neste link.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade