UFV é a segunda melhor de Minas e está entre as mil melhores do mundo em mais um ranking
20 de agosto de 2020

A UFV alcançou destaque em mais um ranking internacional e está entre as mil melhores universidades do mundo, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2020. Apenas 22 instituições brasileiras aparecem na classificação, conhecida também como Ranking de Shanghai, em que a UFV conquistou a segunda colocação em Minas Gerais e está na faixa entre a 13ª e 17ª posições e 801-900, respectivamente, nos cenários nacional e internacional.

ARWU é um dos principais rankings do mundo e avalia instituições desde 2003. Para a edição de 2020 foram considerados indicadores objetivos a partir do número de: ex-alunos e professores que venceram o Prêmio Nobel ou a medalha Fields; pesquisadores mais citados pelos pares; artigos publicados nas revistas Nature e Science; artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita.

Apenas a UFV e a UFMG representaram Minas Gerais no ranking. No Brasil, a principal posição é da Universidade de São Paulo (USP) e, no mundo, da Harvard, dos Estados Unidos. Para o reitor Demetrius David da Silva, “estar entre as melhores em mais um importante ranking é motivo de muita satisfação e demonstra o quanto a UFV, por meio de todos os seus servidores e estudantes, se empenha para oferecer o melhor à sociedade”. Ele lembrou que especificamente no ARWU, em que foram considerados dados relativos à pesquisa, é possível verificar que a UFV continua prezando por sua história de excelência e pioneirismo, sendo a primeira instituição a oferecer a Pós-Graduação em Ciências Agrárias no Brasil e que, atualmente, estende a sua qualidade para as mais diversas áreas.

Este é o terceiro ranking em que a UFV obtém destaque neste ano. A Universidade também foi avaliada entre as 20 melhores da América Latina pelo Times Higher Education (THE) e entre as mil melhores do mundo de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR).

Divulgação Institucional

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade