Lira Santa Rita se apresenta pela internet no dia do Folclore
21 de agosto de 2020

A tradicional Associação Musical Lira Santa Rita já participou de diversos eventos em Viçosa ao longo de quase 100 anos. Agora, com as adaptações necessárias durante a pandemia, o público poderá acompanhar, pela internet, uma apresentação ao vivo especial, em comemoração ao dia do Folclore. A live será no próximo sábado, dia 22 de agosto, a partir das 16h, no canal da prefeitura no Youtube.

Fundada em 1922, a Lira Santa Rita é Patrimônio Cultural e Imaterial de Viçosa. Atualmente é regida pelo Maestro Luiz Gonzaga Balbino. Na apresentação do próximo sábado, irá executar músicas que valorizam a cultura popular brasileira. Também serão homenageados mestres Griôs, que contribuem para a preservação e manutenção da memória e tradições culturais em Viçosa. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura, patrimônio histórico e esporte; a Comissão Viçosense de Folclore e o Conselho Municipal de Cultura, Patrimônio Cultural e Ambiental.

O dia do Folclore é comemorado internacionalmente desde 1846 no dia 22 de agosto. Nessa data o escritor inglês William John Thoms criou o termo que é a junção de folk (povo, popular) com lore (cultura, saber). Portanto, Folclore (Folklore), segundo o escritor, nada mais é que o "saber tradicional de um povo".

publicidade

publicidade

publicidade