Prefeitura cria Plano de Contingência para emergências no período de chuvas
21 de agosto de 2020

A prefeitura de Viçosa, por meio da Superintendência de Gestão e Governança e a Defesa Civil, com a participação de diversos departamentos e secretarias, criou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O objetivo do plano é orientar e organizar as ações de preparação e resposta às emergências que surgirem em razão de chuvas ou outras causas naturais que ponham em risco a vida de pessoas ou que possam causar danos e prejuízos a patrimônios públicos e privados.

O Plano de Contingência será ativado sempre que o volume de chuvas for igual ou superior à média dos últimos 5 anos; quando o volume de água dos rios monitorados atingirem níveis críticos ou quando houver aumento da incidência de movimentação de massa em curto período de tempo. O documento também prevê a criação e manutenção de locais para os possíveis desabrigados.
Sempre que for necessário, será montado na sede da Defesa Civil do município o "Posto de Comando". Nele, os responsáveis pelas secretarias e departamentos que constam no documento, irão apresentar plano de ação referente ao seu setor, informando a estrutura técnica e mão de obra. A Defesa Civil irá divulgar boletim diário e manter contato com órgãos de meteorologia e controle de desastres a fim de informar possíveis ocorrências com, no mínimo, 24h de antecedência.
Fazem parte do Posto de Comando, além dos profissionais da Defesa Civil, a Superintendência de Gestão Pública e Governança, que inclui a Diretoria de Trânsito e o Departamento de Engenharia de Tráfego; o Departamento de Gestão de Frotas; a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que inclui Diretoria de Manutenção e Departamento de Obras; a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural; a Secretaria Municipal de Saúde; a Secretaria Municipal de Educação; a Secretaria Municipal de Assistência Social; o Departamento de Habitação e Urbanismo; a Secretaria Municipal de Finanças; a diretoria do SAAE.
Também farão parte do Posto de Comando representantes do 3° pelotão do Corpo de Bombeiros e da divisão do corpo de bombeiros da UFV, representante da Polícia Militar, da 4a Cia. de Meio ambiente e Trânsito da PMMG, representante do Tiro de Guerra e da Cemig. A mobilização de todos os órgãos deverá ocorrer no prazo de 6h após a convocação.

publicidade

publicidade

publicidade