fbpx
Cidade

SAAE publica edital para contratação de serviço de eficiência energética

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, publicou no dia 27/08/2020 o edital de chamamento público, visando a concessão de autorização para uma Empresa de Serviço de Eficiência Energética (ESCO). A empresa irá representar a Autarquia junto à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), apresentando o projeto de Eficiência Energética com propostas de ações que objetivam na redução de consumo de energia elétrica na Autarquia.

De acordo com o Diretor Presidente da Autarquia, Luciano Piovesan Leme, a equipe técnica do SAAE está adotando diversas medidas administrativas objetivando a eficiência da gestão de todos os processos de abastecimento de água e coleta e destino final de esgoto e resíduos sólidos. Os principais objetivos são a melhoria dos serviços e redução de custos, primando pelos princípios básicos da administração pública, em especial da eficiência, economicidade e efetividade.

Por esta razão, o SAAE publicou na última quinta-feira (27) o edital de chamamento público para concessão de autorização para a Empresa de Serviço de Eficiência Energética para elaborar Projeto de Eficiência Energética e apresentá-lo à CEMIG. Com isso, além das propostas elaboradas pela administração do SAAE, será possível alcançar resultados efetivos na redução do consumo de energia elétrica da Autarquia.

Segundo o Diretor Presidente Luciano Piovesan Leme, com a elaboração do projeto e sua aprovação pela CEMIG, junto às ações internas promovidas pela administração, a expectativa é de uma significativa redução nos custos com energia elétrica nos processos produtivos do SAAE, tornando a Autarquia mais competitiva, eficiente e financeiramente equilibrada.

AÇÕES INTERNAS PARA EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA

No mês de Julho deste ano, o Diretor Presidente Luciano Piovesan Leme reuniu todos os diretores, chefes de setores e chefes de seção para o lançamento de um workshop interno visando o planejamento da Autarquia para os próximos dez anos, com visão de curto, médio e longo prazo. Para a realização deste planejamento foi solicitado a cada diretoria, em suas áreas de abrangências, que realizem um diagnóstico pormenorizado do período 2010-2020, visando a obtenção de dados e indicadores que nortearão o planejamento do período 2020-2030.

Dentro desta dinâmica de levantamento de dados implementada, o SAAE deu sequência também à discussão sobre os custos de produção dos sistemas de água e esgoto e a composição deste custos visando estratégias de eficiência e economia.

Com este estudo em andamento, algumas informações já permitem tomadas de decisões importantes. Uma delas foi apresentada pela Diretoria de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental onde foi possível avaliar que atualmente as despesas com energia elétrica representam 25% dos custos totais de produção e distribuição de água tratada na Autarquia. Em análise mais detalhada dos dados obtidos, a equipe técnica do SAAE identificou que os custos de energia aumentaram significativamente nos últimos dez anos, muito acima do aumento do consumo de energia elétrica em função do aumento do volume de água captada, tratada e distribuída.

De 2010 a 2019, o SAAE aumentou em 35,97% o volume de água captada, tratada de distribuída, passando de 5.751.430 m³ por ano em 2010 para 7.820.000 m³ por ano em 2019. Neste mesmo período (2010-2019) o consumo de energia elétrica teve um aumento de 34,9%, enquanto o custo da energia elétrica no mesmo período teve um aumento de 109,7%. Ou seja, ocorreu um aumento médio no custo da energia elétrica praticado pela CEMIG de 74,8%, impactando significativamente no custo por m³ de água captada, tratada e distribuída pelo SAAE.

Dos dados apurados, percebe-se que o aumento do consumo de energia elétrica foi proporcional ao aumento do volume de água tratada, mas o custo da energia elétrica foi 74,8% superior, demonstrando a urgente necessidade de uma análise e elaboração de projeto que possibilite a eficiência no consumo de energia na Autarquia.

Fonte: SAAE.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo