Em 15 dias, Minas tem quase 20 mil inscrições para mesários; curso de capacitação on-line começa nesta terça
1 de setembro de 2020

A partir desta terça-feira (1º), começa o treinamento dos mesários voluntários que atuarão nas Eleições 2020 em todo o país. Minas Gerais teve quase 30 mil interessados que se inscreveram para trabalhar nas eleições neste ano.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), quase 20 mil inscrições foram feitas nas últimas duas semanas. O número é quase três vezes mais que o total realizado de janeiro ao dia 13 de agosto, que foi de 7.132.

O estado tem mais de 15 milhões de eleitos aptos a votar neste ano. Serão necessários 208.296 mesários para atuar nas 52.074 seções eleitorais.

Devido à pandemia da Covid-19, o treinamento para os mesários que atuarão nas Eleições Municipais será feito à distância. A capacitação acontece no Portal de Educação a Distância do TSE e pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, que já pode ser baixado.

Para participar do curso, o mesário será previamente convocado pelo cartório eleitoral e receberá carta com as instruções do treinamento. Quem não conseguir fazer pela internet, poderá fazer o treinamento presencial seguindo todas as medidas de segurança.

Quem tiver alguma dúvida sobre o treinamento, deve entrar em contato com a zona eleitoral na qual é registrado. Em Minas, o eleitor pode verificar o e-mail e telefone de cada zona eleitoral no site do TRE. Outro canal de contato é o Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade