Sábado (05) tem campanha de Vacinação antirrábica em Viçosa
4 de setembro de 2020

Começa neste sábado, 5 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica na área urbana de Viçosa. A previsão é de que sejam vacinados aproximadamente dez mil animais, o que representa cerca de 80% do número estimado da população de cães e gatos em Viçosa. A campanha nacional é realizada em Viçosa pela Secretaria Municipal de Saúde e visa imunizar os animais de estimação contra a raiva, de forma gratuita. A doença é causada por um vírus e pode ser transmitida para para humanos.
Datas e locais da Vacinação

As equipes de vacinação estarão em locais diferentes nos próximos 3 sábados: dias 5, 12 e 19. O horário é de 08h às 16h, sem interrupção no horário de almoço. Confira os locais de amanhã, dia 05 de setembro:

  • Acamari - Ponto de ônibus próximo à guarita
  • Amoras - Praça da Igreja Católica do bairro
  • Barrinha - Em frente À Igreja Católica do bairro
  • Bela Vista - Em frente À ASAV
  • Centro - Praça Silviano Brandão
  • Centro - Praça da Capela dos Passos
  • Inácio Martins - Posto de gasolina
  • Nova Era - Escola Padre Álvaro Corrêa Borges
  • Vau Açu - Próximo à Igreja Católica do bairro

 

Na zona rural, a campanha começou na terça-feira (01). Os agentes de saúde levam a vacina até as comunidades, evitando o deslocamento dos moradores. Só nos primeiros 4 dias de campanha, 452 animais foram imunizados. A estimativa é de que esse número chegue a 4 mil até o fim da campanha, no dia 1º de novembro.

 

Orientações aos tutores

Para garantir o conforto do animal durante a vacina, a Vigilância Ambiental recomenda que sejam adotadas formas corretas de transporte e controle. Os cães devem ser conduzidos na guia ou coleira apropriada, e os gatos podem ser transportados em caixas específicas.

Crianças não devem levar os animais para vacinar. E em respeito às normas sanitárias de combate à Covid-19 é indicado que apenas uma pessoa seja responsável pelo animal no local, evitando aglomerações. Os tutores devem, obrigatoriamente, usar máscara de acordo com a Lei Municipal nº 2.816/2020.

Quem tiver o cartão de vacina do animal, pode levar o documento. Quem não tiver, vai receber um comprovante de aplicação da dose da vacina.

publicidade

publicidade

publicidade