fbpx
Cidade

Assistência Social e Programa da Terceira Idade de Viçosa realizam atividades por agendamento

CRAS e PMTI já realizaram mais de 2000 atendimentos durante a pandemia

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) de Viçosa continuam com os atendimentos remotos e presenciais de forma previamente marcada. De março a julho foram mais de 2000 atendimentos nas unidades.
Os CRAS oferecem acompanhamento a famílias, de forma particular ou em visitas domiciliares. As equipes estão preparadas para atender às diversas demandas, avaliar as necessidades de cada usuário e realizar o atendimento. O CRAS Norte atende pelo telefone 3892-4494 e o CRAS Sul pelo número 3892-6470, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O atendimento aos idosos segue de forma online, por meio de videochamada e mensagens por whatsApp ou por telefone convencional para aqueles que não tem acesso a internet, ou não sabem como usá-la. São realizados atendimentos médicos e nutricionais. Após as consultas, as receitas e encaminhamentos e medicamentos, quando são indicados, são entregues na UBS do Centro. A unidade de saúde é quem faz a distribuição aos usuários, através de seus familiares.
Os resultados dos exames médicos são enviados ao PMTI via whatsapp e o médico, após análise, liga para o usuário para orientá-lo. Até agora, já foram mais de 100 atendimentos neste modelo. O PMTI funciona de segunda a sexta das 8h às 17h, e o telefone é o 3612 3002.
Além disso, começou em setembro, o “Papo Bem Humorado” em que são agendados diariamente conversas remotas com os idosos para que eles possam conversar e estabelecer vínculos emocionais. De acordo com o coordenador do programa, Rodrigo Lopes, os telefonemas ajudam a identificar diferentes demandas dos idosos. “Não é um papo técnico, é um conversa para que os idosos possam conversar sobre diferentes temas. Ao longo da conversa, podemos descobrir as necessidades dos idosos, como um atendimento nutricional ou até mesmo que estão sofrendo algum tipo de abuso”, explica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo