Viçosa é a segunda de Minas no ranking de “cidades inteligentes”
18 de setembro de 2020

Viçosa está entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil na edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities (do inglês: Cidades Inteligentes Conectadas). O levantamento aponta as cidades que mais investem em interação e conectividade entre os setores públicos, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à população.

Dos municípios mineiros, Viçosa aparece em 2º lugar, atrás somente da capital, Belo Horizonte. Na lista nacional, o município ocupa a 34ª colocação, com uma nota de 31,384. São Paulo, primeira cidade do ranking, tem uma nota de 37,901. O estudo levantou dados de 70 indicadores diferentes em todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

O ranking das cidades brasileiras mais inteligentes está na sexta edição e é elaborado e certificado por por empresas das áreas de inovação, inteligência de mercado e planejamento urbano. No ano passado, Viçosa ocupava a 86ª posição nacional entre as 100 melhores. Em 2020, o município subiu 52 posições no ranking.

Indicadores positivos

Os 70 indicadores analisados são divididos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

No eixo "educação", o ranking coloca Viçosa como a 2ª cidade do Brasil a ter mais empregos formais e docentes com ensino superior, maiores médias no ENEM e IDEB, oferta de vagas em universidade e escolas, além de menor taxa de abandono escolar.

Outro destaque é o eixo temático "empreendedorismo", que aponta Viçosa como a 11ª cidade do país que mais investe no crescimento de micro e pequenas empresas e fomento para empresas de base tecnológica.

===
Acesse o relatório completo, com todos os indicadores: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/48668/1599564431Ranking_CSC_2020.pdf

publicidade

publicidade

publicidade