Reunião com donos de bares em Viçosa esclarece sobre reabertura
25 de setembro de 2020

Uma reunião com donos de bares de Viçosa aconteceu no salão nobre da Prefeitura nesta sexta-feira (25). Os setores de Fiscalização, Vigilância em Saúde e Procon, com a participação da Polícia Militar, informaram sobre as regulamentações previstas no programa Minas Consciente para a reabertura dos estabelecimentos. Uma das condições para a liberação é a realização da vistoria técnica e sanitária.
Segundo a chefe de Fiscalização, Layra Santos, a parceria entre os proprietários de bares e o poder público é ainda mais importante nesse momento. Para manter o município na onda verde do Minas Consciente, sem retrocessos, é fundamental evitar aglomerações nos bares: "a gente conta com a colaboração dos proprietários, inclusive para denúncias de pessoas que compram bebidas em outros locais e geram aglomeração em espaço público próximo ao seu estabelecimento", reforça.
A chefe do setor de Vigilância Sanitária, Wanderleia Santana, explicou um pouco das regras para a reabertura. Dentro dos bares, as mesas, com até 5 cadeiras, deverão estar distanciadas uma das outras em 2 metros e marcação no chão para caso de formação de filas. Além disso, o local deve disponibilizar gratuitamente álcool 70% e ter termômetro para aferir temperatura dos clientes. "Há particularidades que deverão ser observadas para os bares que produzem alimentos e nós iremos verificar caso a caso no momento da vistoria", explica.

Com a adesão ao Minas Consciente, Viçosa está classificada na onda verde, que permite a reabertura de estabelecimentos considerados não essenciais e com alto risco de contágio. A classificação dada pelo governo do Estado leva em conta o número de casos positivos de Covid-19, taxa de ocupação hospitalar, entre outros fatores. A adesão aconteceu no dia 10 de setembro e os estabelecimentos contemplados pelas deliberações do programa passam por adaptações para a reabertura. Após a adequação, o próximo passo é solicitar a vistoria, com o preenchimento de um formulário no SITE da Prefeitura.

publicidade

publicidade

publicidade