Dr. Elias Obeid é agraciado com o Mérito Líbano-brasileiro de Minas Gerais 2020
28 de setembro de 2020

Aconteceu no dia 28/09/2020, em cerimônia restrita, devido aos protocolos da pandemia do Covid-19, a homenagem anual do Mérito Líbano-brasileiro de Minas Gerais de 2020.

O agraciado deste ano foi o eminente Juiz de Direito, da comarca de Belo Horizonte, Dr. Elias Charbil Abdou Obeid, por sua destacada atuação em favor da promoção da Justiça, do Direito e da cultura libanesa em Minas Gerais.

O mérito Líbano-brasileiro é uma honraria concedida pela Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN), anualmente, àqueles de ascendência libanesa e que tenham promovido em Minas Gerais avanços para o desenvolvimento econômico, social e valorização da dignidade do ser humano.

De acordo com o Presidente da Fuliban, Dr. Frederico Aburachid, a honraria foi concedida ao Dr. Elias Obeid, após aprovação do conselho Diretor da entidade, como forma de reconhecer os seus valorosos serviços para a sociedade como magistrado, mas também como descendente que dignifica, valoriza e apoia a cultura libanesa e as entidades Líbano-brasileiras de Minas Gerais.

“Dr. Elias Obeid é um exemplo de magistrado, por seu conhecimento jurídico e retidão. É um verdadeiro descendente de libaneses, que valoriza a sua origem, dignifica a cultura e inspira, através de seu exemplo, as novas gerações”, afirmou Aburachid.

Em 2019, o agraciado foi o empresário Euler Fued Nejm, CEO do Grupo Super Nosso, responsável pela geração de aproximadamente 10.000 empregos diretos no Estado.

Já receberam o troféu Líbano-brasileiro, dentre outros, o Ex-Ministro da Justiça, Dr. Ibrahim Abi-Ackel, o empresário e engenheiro, Dr. Armando Carmo Couri, o empresário e ex-secretário do governo federal, Dr. Salim Mattar; o saudoso Desembargador do TJMG, Dr. Bady Curi, o empresário Elias Joukhadar, e outras personalidades.

SOBRE O HOMENAGEADO ANO 2020:

Elias Charbil Abdou Obeid é natural de Viçosa-MG. Filho de Abdou Nagib Obeid e Maria Said Obeid, ambos já falecidos. É casado com Virgínia e pai de Elise.

Licenciado em Letras (1992) e Bacharel em Direito (1997) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Antes de tornar-se magistrado, foi advogado e Defensor Público, do Estado de Minas Gerais, por meio de concurso público.

Após nova aprovação em concurso público, ingressou na Magistratura do Estado de Minas Gerais, em novembro de 2000.

Como magistrado, atuou nas comarcas de Timóteo, Açucena, Ipatinga, Itumirim, Bom Sucesso, Lavras, Contagem e, atualmente, Belo Horizonte.

Foi Juiz Eleitoral de 2006 a 2008, na Zona Eleitoral de Lavras, e Juiz Diretor do Foro da Comarca de Lavras, a partir de maio de 2008.

É cidadão honorário de Lavras desde agosto de 2009, e também de Contagem, desde dezembro de 2010.

É membro da Academia de Letras de Viçosa, passando a ocupar a Cadeira 39, cujo Patrono é Afonso Arinos de Mello Franco.

Desde 2016, ocupa cargos de relevância na direção da AMAGIS, tendo sido tesoureiro e diretor da 1ª Seccional em Belo Horizonte.

SOBRE A FULIBAN:

A Fundação Libanesa de Minas Gerais é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1970, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, por lei.

Destina-se a promover serviços sociais na área da saúde, educação e cultura. Todos os atendimentos na área de saúde são prestados gratuitamente às pessoas carentes de Belo Horizonte e região metropolitana.

Além de suas atividades na área de saúde, promove constantemente cursos de capacitação, palestras, entrevistas e eventos culturais, além de apoiar projetos sociais em favor de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Fuliban.

publicidade

publicidade

publicidade