UFV tem três teses entre as melhores do país
5 de outubro de 2020

Três teses defendidas em programas de pós-graduação oferecidos pela Universidade Federal de Viçosa estão entre as melhores do país. O desempenho da UFV nunca havia sido tão expressivo no Prêmio Capes de Tese, que este ano chegou à 15a edição. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (02) no Diário Oficial da União, com 49 selecionados em meio a 1421 inscritos.

Outro destaque nas teses da UFV premiadas é que todas elas foram produzidas por pesquisadoras. Na edição deste ano, houve também recorde de premiações de autorias femininas no Prêmio: 24 trabalhos, no total, foram desenvolvidos por mulheres.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, professor Raul Guedes, o desempenho da instituição nesta edição do prêmio Capes é particularmente bem-vindo "por mostrar a resiliência e capacidade da UFV, mesmo em momentos prolongados de crise". Ele ainda destacou o fato de todos os três trabalhos premiados terem autoria feminina e dois deles terem também orientadoras como supervisoras principais como algo a ser reconhecido e valorizado. "A UFV parabeniza os agraciados e seus programas e se alegra com o reforço à sua credibilidade na esfera nacional. Esperamos sempre mais de nosso quadro discente, profissional e ex-alunos, e o reconhecimento a eles nos motiva".

De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, "um resultado expressivo como este só reforça a excelência dos programas de pós-graduação da UFV e o quanto os pesquisadores da nossa Universidade têm realizado trabalhos significativos, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento científico nacional e internacional".

Uma das teses premiadas é "Effect of chia (salvia hispanica l.) on the bioavailability of minerals, lipid profile, inflammation, oxidative stress, and intestinal health" defendida por Bárbara Pereira da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição. O trabalho foi orientado pela professora Hércia Stampini Duarte Martino e coorientado por Neuza Maria Brunoro Costa; Maria Eliza de Castro Moreira; e Helena Maria Pinheiro Sant’ana.

Outra tese da UFV destacada pelo Prêmio Capes é "Modelagem molecular e cinética enzimática: análises da inibição de tripsinas de pragas lepidoptera por proteínas envolvidas na defesa de planta", defendida por Yaremis Beatriz Meriño Cabrera. A pesquisa foi desenvolvida por orientação da professora Maria Goreti de Almeida Oliveira, no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Aplicada. A coorientação foi dos professores Maria Ligia Rodrigues Macedo, Tiago Antonio de Oliveira Mendes e Joel Antonio de Oliveira.

Além delas, a UFV recebeu ainda uma menção honrosa com a tese intitulada "Ensaios sobre migração rural-urbana e mudanças climáticas no nordeste brasileiro", defendido por Linda Márcia Mendes Delazeri, no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. A orientação foi do professor Dênis Antônio da Cunha.

A iniciativa do prêmio é fruto de parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira. Uma tese é premiada em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela Capes. Dos trabalhos agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. A cerimônia acontecerá em dezembro.

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade