quarta-feira, 24 de junho de 2026
Urgente
Minas Gerais amplia estratégias e integração entre órgãos no combate à corrupçãoNovo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas GeraisSecretaria de Fazenda apresenta resultados fiscais e balanço da arrecadação do Estado no Assembleia FiscalizaGoverno de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em LondresPolícia Militar lança Operação Linha Segura em Minas GeraisAtaque com faca deixa quatro mortos em diferentes bairros de Visconde do Rio BrancoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em postes do centro e bairrosCentro Comunitário de Cachoeira de Santa Cruz é inaugurado em Viçosa e passa a abrigar atividades culturais e educacionaisMinas Gerais amplia estratégias e integração entre órgãos no combate à corrupçãoNovo sistema de radiocomunicação amplia cobertura e otimiza atendimentos do Corpo de Bombeiros em Minas GeraisSecretaria de Fazenda apresenta resultados fiscais e balanço da arrecadação do Estado no Assembleia FiscalizaGoverno de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em LondresPolícia Militar lança Operação Linha Segura em Minas GeraisAtaque com faca deixa quatro mortos em diferentes bairros de Visconde do Rio BrancoViçosa inicia segunda etapa da operação “Limpa Fios” em postes do centro e bairrosCentro Comunitário de Cachoeira de Santa Cruz é inaugurado em Viçosa e passa a abrigar atividades culturais e educacionais

Calor exige cuidados redobrados com a saúde

Calor exige cuidados redobrados com a saúde
Belo_Horizonte_MG, 13 de Agosto de 2020 População em Belo Horizonte durante a pandemia de Covid-19 Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

A intensa onda de calor em Minas Gerais, com recorde histórico de temperatura – 38,4º C, na quarta-feira (7/10) -, aliada ao tempo seco, exige ainda mais cuidados com a saúde. Referência técnica de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nathalia Beltrão afirma que durante os períodos em que as temperaturas ficam mais elevadas é preciso multiplicar a atenção ao bem-estar em geral.

Ela aponta o consumo de alimentos leves e a hidratação constante do corpo com a ingestão de água e outros líquidos como fundamentais, pois o organismo pode ter uma tendência maior à desidratação. “A melhor forma de manter a hidratação em dia é pela ingestão de água. O consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas e frutas ricas em água também podem auxiliar. Evite substituir a água por bebidas adocicadas (refrigerantes, néctares, sucos artificiais) e bebidas alcoólicas”, aconselha Nathalia.

Informações

Beltrão sugere que a população busque se informar a respeito de uma alimentação saudável e balanceada durante o ano todo, mas principalmente no período de calor.

Ela destaca o Guia Alimentar para a População Brasileira, segundo o qual é importante dar preferência a alimentos in natura, minimamente processados. “Com as altas temperaturas, o risco de proliferação de bactérias que provocam infecção alimentar é maior. Por isso, durante os dias quentes, é ainda mais importante tomar cuidado com a origem e o frescor dos alimentos a fim de evitar intoxicações, que podem causar severas desidratações. No geral, dê preferência a alimentos naturais e evite preparações gordurosas”, reforça.

Atividades físicas

Praticantes de atividades físicas também devem ficar atentos à perda de fluídos no suor, que é maior no calor. Quanto mais intensa e demorada for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ingerida. Além disso, o atleta deverá escolher horários alternativos, com menor exposição ao sol, para realizar as atividades. “A ingestão de água é importante para controlar a temperatura corporal, retardar fadiga, prevenir câimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca. Portanto, deve-se ingerir água antes, durante e depois da prática esportiva. É recomendável a utilização de roupas leves, protetor solar e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h “, pontua.

Coronavírus

Os cuidados com a prevenção ao coronavírus, também, devem ser reforçados continuamente. Segundo o médico infectologista da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Leonardo Velloso, independentemente da temperatura, os cuidados preventivos à covid-19 permanecem. Além de muita hidratação e uma alimentação mais leve, o uso da máscara e higienização das mãos devem ser mantidos pela população.

“O clima quente pode influenciar os padrões de interação social e as medidas de prevenção. Como exemplo, a transpiração excessiva pode molhar a máscara e obstruir a respiração, o que demandará a substituição. Como algumas pessoas estão deixando de usar máscaras ou se expondo em locais públicos, clubes e parques, as chances de contaminação aumentam caso a máscara seja deixada de lado”, alerta.

Velloso ressalta que, mesmo com o desconforto no calor, as máscaras de proteção são essenciais, além da manutenção de cuidados de higienização das mãos, praticar a etiqueta respiratória e o distanciamento social. “São cuidados básicos. Essas medidas preventivas devem ser observadas por todos e para proteger a saúde de todos”, finaliza.