Cursos da UFV avaliados pelo Enade conquistam conceito 4 e 5
21 de outubro de 2020

A excelência dos cursos da UFV foi comprovada mais uma vez pela avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos os 23 cursos da UFV avaliados na edição de 2019 ficaram acima da média nacional, sendo 17 com o conceito máximo (5) e seis com a nota 4, conforme os resultados divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pela classificação, a partir do conceito Enade Contínuo, a UFV teve também nove cursos entre os cinco melhores do país. Medicina e Zootecnia estão em primeiro lugar geral; Nutrição e Engenharia Florestal, em segundo; Medicina Veterinária, em terceiro; e Engenharia de Produção, em quinto. Já o curso de Agronomia se destacou nos três campi, Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal, com a segunda, terceira e quarta colocações nacionais, respectivamente.

Além do desempenho geral de todos os cursos avaliados, há ainda mais um motivo para comemorar: a maior nota na prova de componentes específicos do curso de Zootecnia, dentre todas as instituições brasileiras avaliadas, foi de um estudante da UFV.

Ao todo, 8.368 cursos, de 1.225 instituições de ensino superior públicas e privadas, participaram da avaliação. Apenas 512 cursos, ou seja, 6,3% obtiveram conceito máximo, sendo 67% de universidades federais. A avaliação contou com 40 questões, sendo dez de formação geral e 30 específicas, além do questionário com o perfil dos alunos. Os índices variam de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

Realizaram a prova, em 2019, estudantes que estavam próximos de concluir a graduação nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

Para o pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva, "ao se considerar a série histórica, os resultados alcançados colocam a UFV em um patamar diferenciado dentre as universidades brasileiras”. Ele atribui este desempenho “à dedicação e ao comprometimento do corpo social dos três campi da UFV, incluindo os docentes, os estudantes e os servidores técnico-administrativos."

De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, o excelente desempenho alcançado demonstra que a UFV consolida-se como referência entre as instituições de ensino superior no país nas mais diferentes áreas do conhecimento e o quanto a Universidade preza pela qualidade em seus três campi. “É gratificante, ainda, constatar cada vez mais que o padrão já estabelecido e reconhecido da UFV não está restrito a Viçosa, mas que se estendeu aos campi Florestal e Rio Paranaíba, que também se destacaram na avaliação de seus cursos e estão entre os melhores do país”, ressalta.

A lista completa, com todos os cursos avaliados, pode ser conferida na imagem abaixo.

Divulgação Institucional

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade