Secretaria de Educação inicia programa de atividades remotas para escolas
28 de outubro de 2020

A Secretaria de Educação de Viçosa dará início a partir desta semana ao Programa de Atividades Escolares Remotas - PAER. O programa vai permitir a distribuição de materiais pedagógicos para todas as alunas e alunos matriculados na rede municipal de ensino.
Com as aulas paralisadas desde o início da pandemia, o PAER pretende manter o vínculo do aluno com a escola. Segundo a Secretária de Educação, Ana Monteiro, o material não terá caráter avaliativo: "a rotina de estudos é muito importante. Mesmo sem as aulas presenciais, devemos incentivar a produção de saberes entre os alunos, estimulando a criatividade, o gosto pela leitura e criando um ambiente favorável para a aprendizagem", destaca.
O PAER foi oficializado por meio do decreto nº 5.561/2020, que também estabelece a retomada dos trabalhos de servidores da Secretaria de Educação, efetivos e contratados temporariamente, com direito às gratificações previstas em lei. A escala de trabalho será de forma revezada e profissionais de grupos de risco devem permanecer exercendo a função de forma remota.
Para elaborar o PAER, foram realizadas reuniões com diretoras e supervisoras das unidades de ensino, que articularam com os professores da rede municipal responsáveis pelas disciplinas a confecção dos materiais. Coube aos professores a definição dos conteúdos indispensáveis de cada disciplina, para a elaboração do roteiro de estudos.
O cronograma de entrega será divulgado pela direção das escolas diretamente aos pais e/ou responsáveis pelos estudantes. A intenção é evitar aglomerações nas dependências das escolas e creches municipais durante a retirada dos materiais.
Educação infantil
Os kits pedagógicos para a Educação Infantil contém diversos materiais lúdicos, incluindo lápis de cor, massinha, papel, além de um brinquedo confeccionado com materiais recicláveis.
Serão disponibilizados 1000 kits, um para cada criança. matriculada em pré-escolas do município.
Os kits ficarão disponíveis nas escolas e serão retirados pela própria família da criança matriculada. Basta levar o documento de identificação do responsável pela criança para retirar o material
Ensino Fundamental
Para o Ensino Fundamental, os professores elaboraram um roteiro de estudos baseado no livro didático recebido pelo aluno no início do período letivo. Por meio desse roteiro, o estudante tem condições desenvolver as atividades que constam nos livros de cada disciplina.
A distribuição dos roteiros seguirá o mesmo procedimento dos kits para a educação infantil. É diferença é que, para quem mora na zona rural, o transporte escolar fará a entrega do material nos pontos onde os estudantes embarcam e desembarcam.
O Ensino Fundamental compreende desde o primeiro ano ao novo ano e inclui alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

publicidade

publicidade

publicidade