UFV adota nova plataforma para ensino a distância a partir de 2021
4 de novembro de 2020

As aulas remotas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) serão ministradas, a partir de 2021, por uma nova plataforma, intitulada Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle), software que já é adotado em diversas unidades públicas ou privadas.

De acordo com a universidade, a decisão de mudança foi tomada na quinta-feira (29), após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Para isso, foram montadas três comissões, que analisaram outras plataformas de ensino online, levando em consideração aspectos pedagógicos e financeiros, além da integração das plataformas com os sistemas da UFV.

Atualmente, os alunos da instituição usam PVANet, criado, pela própria instituição, em 2003. Segundo a UFV, o Moodle é uma plataforma mais completa que atende demandas de diferentes áreas do conhecimento, além de uma maior variedade de ferramentas de avaliação e acompanhamento do aprendizado.

O software também permite a customização da interface, a utilização de diferentes perfis de usuário e a possibilidade da criação de ferramentas que atendam possíveis futuras demandas.

Segundo Demetrius David da Silva, reitor da instituição, o sistema PVANet serviu muito bem à UFV desde que foi criado, mas a mudança de plataforma é necessária para atender à comunidade acadêmica com mais eficiência.

Conforme Francisco de Assis, da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFV, a integração do Moodle com os sistemas acadêmicos da instituição deve ocorrer em cerca de seis meses.

No primeiro semestre de 2021, a plataforma já começará a ser usada, de forma experimental. Durante esse período, os alunos seguirão utilizando o PVANet por cerca de um ano, até que a migração para o Moodle seja completa.

Ainda de acordo com a UFV, a expectativa é que a instituição evolua ainda mais no ensino a distância com a novidade, além de no apoio a disciplinas, usando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

publicidade

publicidade

publicidade