Juíza Eleitoral de Viçosa dá instruções sobre as votações para as eleições 2020
9 de novembro de 2020

A Juíza Eleitoral de Viçosa, Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço, repassou algumas instruções importantes para os votações no próximo domingo (15) para as eleições 2020.
A juíza destaca que nesse ano teremos uma eleição diferente, porque além dos procedimentos tradicionais teremos de observar as novas normas de segurança. "Teremos que contar com a responsabilidade e o bom censo do eleitor", evidencia.
Giovanna destaca que o TSE está preparado para as eleições e que há um plano sanitário e para a proteção individual dos eleitores. Ela evidencia também que não há pesquisa eleitoral oficial registrada na Justiça Eleitoral no Cartório de Viçosa, estando somente o município de Coimbra, único da Zona Eleitoral 282ª com uma pesquisa oficial recentemente registrada.
A juíza recomenda que quem esteja com sintomas da COVID-19 não saia de casa.
Fique atento as normas:
JUSTIFICATIVA ELEITORAL
O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral ele pode justificar pelo aplicativo e-título. O eleitor terá no aplicativo um sistema de georreferenciamento que irá reconhecer que ele está fora do domicílio eleitoral e vai efetivar a justificativa que será processada de modo automático.
O eleitor que não puder votar por outros motivos, como por exemplo, sintomas da COVID-19, poderá justificar pelo e-título ou pelo site do TRE ou do TSE, não precisando ir até o cartório eleitoral. Ele terá até 60 dias após as eleições para justificar a ausência com documentos. Essa justificativa será submetida a análise pela juíza eleitoral que irar deferir e processar essa solicitação.
As seções eleitorais irão receber justificativas presenciais, porém o recomendado é que elas sejam feitas de forma virtual.
