Minas Gerais registra 74 casos de sarampo em 2020 e prorroga campanha de vacinação até o dia 27
9 de novembro de 2020

O vírus do sarampo voltou a circular nos últimos anos e a única forma de prevenção é a vacinação oferecida pelo Sistema Único de Saúde. Em 2020, a estratégia para a aplicação das doses é contemplar os grupos mais acometidos pela doença. Pessoas que tenham entre 20 a 49 anos de idade, devem receber uma dose independente de já terem sido imunizados em campanhas anteriores.
Viçosa atingiu apenas 23% da meta de imunização de 30 mil vacinados. Segundo a coordenadora de imunização e campanhas da Secretaria de Saúde, Thais Cristina Lopes, a resistência do público-alvo em tomar a vacina está associada também à desinformação: "muitas pessoas não lembram se já tomaram a dose da vacina e tem medo de se imunizar. Nossa recomendação é para que as pessoas procurem a Unidades de Saúde", explica.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. A vacina do sarampo também protege contra rubéola e caxumba.
Para receber a dose, é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde do Centro (antiga Policlínica) ou a do bairro, de acordo com o calendário da sala de vacina de cada local. É preciso levar documento de identidade e, se tiver, o cartão de vacinas.
O horário de funcionamento é de 08h às 16h. Confira o calendário das Salas de Vacina:
Segunda-feira 
São José do Triunfo
Nova Era
Santa ClaraTerça-feira
São Sebastião
Santa Clara
Nova Viçosa

Quarta-feira
Silvestre
Novo Silvestre
João Brás
Cachoeira de Santa Cruz
Santo Antônio

Quinta-feira
São Sebastião
Nova Era
Amoras
João Braz

publicidade

publicidade

publicidade