Reunião do Comitê Pós-Pandemia da UFV avalia novas solicitações da comunidade universitária
18 de novembro de 2020

O Comitê Pós-Pandemia realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (13). Na pauta, dentre outros assuntos, estavam solicitações de diferentes setores para a retomada gradual de suas atividades administrativas presencialmente. Embora o Comitê tenha deliberado sobre esses pedidos, que agora serão encaminhados para a aprovação da administração superior, a vice-reitora Rejane Nascentes ressaltou novamente que nenhum setor retornará ao trabalho presencial se não houver a garantia da preservação da saúde de seus servidores.

A vice-reitora, que preside o Comitê Pós-Pandemia, afirmou que todas as decisões da administração neste sentido partem de um planejamento que prevê a adequação das equipes e dos espaços de trabalho, conforme as orientações de biossegurança da UFV. Essas orientações, inclusive, se anteciparam à Instrução Normativa 109, de 29 de outubro de 2020, publicada no dia 3 de novembro, no Diário Oficial da União. Todas as recomendações ali indicadas já estavam previstas no documento divulgado, em outubro, pela Universidade.

Sobre a IN 109, a vice-reitora lembra que, diferentemente do que muitos pensaram, ela não é uma convocação para a retorno das atividades presenciais. O documento apenas estabelece orientações aos órgãos e entidades da administração pública federal para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial, o que já está acontecendo na UFV.

No final de outubro, foram autorizadas a retomada presencial das secretarias das diretorias dos campi, dos centros de ciências, bem como do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), do Hospital Veterinário e do Registro Escolar, todos obedecendo rigorosamente aos protocolos de biossegurança. Outros setores também deverão entrar para esta lista, mas nenhum deles sem o planejamento adequado e sem que a comunidade universitária seja informada.

Vale lembrar que o pedido de retomada das atividades presenciais de qualquer setor da Universidade deverá ser encaminhado, por e-mail, à reitoria ou às pró-reitorias ou ainda às diretorias de centros de ciências ou dos campi. A solicitação será submetida à análise técnica do Comitê Pós-Pandemia, que a encaminhará para a aprovação da administração superior. Mas isso só acontecerá se os integrantes do Comitê considerarem que o pedido é pertinente e está de acordo com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFV. A avaliação também levará em conta as decisões já tomadas pela instituição sobre o assunto, seguindo sempre todas as orientações de biossegurança estabelecidas no âmbito da Universidade.

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