Premiação da FIFA inclui dois projetos da UFV entre os sete melhores do mundo
8 de dezembro de 2020

Dois projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Viçosa (UFV) ficaram entre os sete melhores do mundo em premiação realizada pela FIFA, para valorizar iniciativas que estimulem o aprimoramento de habilidades futebolísticas. Os selecionados - entre centenas de propostas - no International Football for Friendship Award foram divulgados em evento realizado neste mês, reunindo, por meio da internet, participantes várias nacionalidades.

Os projetos submetidos pela UFV são o TacticUP e o UFV Soccer Academy (UFVSA), ambos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos do Futebol (Nupef), vinculado ao Departamento de Educação Física (DES) da UFV. Os representantes da instituição foram o coordenador do Nupef, professor Israel Teoldo da Costa, e seu orientando, o doutorando Guilherme Machado.

O TacticUP consiste numa plataforma de avaliação online que permite a técnicos, gestores, atletas e demais profissionais do esporte a capacidade de leitura de jogo e a tomada de decisão dos jogadores. Estes, com ajuda de recursos de inteligência artificial, são avaliados no que diz respeito a seus processos decisórios - por exemplo: chutar ou passar a bola? Acelerar o jogo ou acalmá-lo? - e ao tempo de interpretação das possibilidades, riscos e vantagens. De acordo com o Nupef, o treinador pode obter resultados equivalentes a cinco dias de treinamento em apenas quatro dias.

Já o UFVSA proporciona a aplicação dos conhecimentos criteriosamente obtidos no contexto das pesquisas desenvolvidas pelo Nupef, buscando a formação de profissionais para atuar neste ramo com o devido respaldo em fundamentos científicos. Ao mesmo tempo, beneficia crianças da comunidade que recebem orientações que favoreçem sua formação desportiva dentro de métodos sofisticados - incluindo o emprego de expressões na língua inglesa, tendo em vista despertar, nelas, o interesse por outro idioma.

"Estamos todos muito satisfeitos pelo reconhecimento concedido pela entidade máxima do futebol a nosso trabalho. A conquista é do Departamento, do Programa de Pós-Graduação, do Nupef e da UFV, que se coloca, cada vez mais, como polo formador de profissionais qualificados nesta área. Mas também para o Brasil, que tem crescido nas pesquisas sobre o tema e preenchido uma lacuna fundamental para o aprimoramento de nosso futebol. Só podemos agradecer a todos os participantes e comemorar o resultado", afirma o professor Israel.

Outros detalhes estão disponíveis no site da premiação.

publicidade

publicidade

publicidade