fbpx
UFV

Pesquisadores do Departamento de Química da UFV são premiados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas

Pesquisadores do Departamento de Química (DEQ) da UFV foram premiados pela indústria de tintas. O prêmio, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), agraciou o trabalho intitulado Síntese “one-pot” de furoatos de alquila a partir de biomassa renovável para produção de agentes anti-incrustantes para tintas marítimas desenvolvido pela estudante de doutorado Alana Alves Rodrigues, sob orientação do professor Márcio José da Silva, do DEQ.

A proposta utilizou furfural, um composto derivado da biomassa, para produzir furoatos de alquila, compostos que podem ser utilizados pela indústria de tintas marítimas para produção de agentes anti-incrustantes. O método desenvolvido possui inúmeras vantagens, já que os processos de síntese desses furoatos normalmente envolvem várias etapas e catalisadores baseados em metais nobres, enquanto a pesquisa desenvolvida na UFV conseguiu realizar a produção em uma única etapa e com catalisadores baratos e de fácil produção.

Esta foi a terceira vez que o professor Márcio recebeu o prêmio Abrafati. A cerimônia de premiação acontecerá de forma remota, no dia 15 de dezembro, às 17h, e será transmitida pelo canal da Abrafati no Youtube.

Fonte: UFV.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo