Denúncia de possível fraude em eleição municipal de Viçosa pode mudar a composição da Câmara de Vereadores
17 de dezembro de 2020

O vereador do PMN (Partido da Mobilização Nacional) Sérgio Aloísio da Silva (Sérgio Construtor), em entrevista aos jornalistas Alan Leal e Júlio César da Rádio Montanhesa na manhã de hoje, quinta-feira, 17, revelou que o diretório municipal do PMN de Viçosa vai protocolar junto a justiça eleitoral, uma representação contra o PSL (Partido Social Liberal), por suposta tentativa de burlar a cota de gêneros, estipulada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para a composição de chapas proporcionais nas eleições municipais deste ano.

Segundo o parlamentar, o PSL infringiu a regra prevista no Artigo 10, parágrafo 3º da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições). De acordo com Sérgio Construtor, o PSL, utilizou da candidatura fictícia de uma mulher apenas para atingir a cota de gênero, uma vez que a candidata não realizou campanha e demonstrou desinteresse em concorrer ao cargo de vereadora. Sérgio informou ainda que para o PMN, a comprovação do fato está explícita no baixo recebimento de votos recebidos pela candidata que foram apenas 2, por não realizar campanha própria e, em rede social pediu voto para outro candidato.

Caso seja reconhecida a fraude pelo TSE, devem ser cassados os diplomas e registros dos candidatos eleitos, suplentes e não eleitos. Em caso de confirmação da fraude, os vereadores eleitos pelo PSL poderão perder os seus mandatos e dariam lugar a outros candidatos.

Em nome do PSL, o atual vereador e candidato a prefeito nas eleições de 15 de novembro de 2020, Carlitos Alves (Meio Kilo) do PSL questionou o fato de que desde a campanha eleitoral a candidata ter postado em suas redes sociais apoio a outro candidato a vereador, mas os demais partidos só resolveram “agora” entrar com a representação junto ao TSE.

A reportagem do Primeiro a Saber e da Rádio Montanhesa tentaram contato com a direção do PSL, mas até a publicação dessa matéria a presidente do partido não atendeu as ligações.

publicidade

publicidade

publicidade