Livro de ex-aluno da UFV é premiado em Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
18 de dezembro de 2020

O livro-reportagem Tudo muda: as histórias dos imigrantes venezuelanos no Brasil, produzido pelo jornalista Daniel Mansur Reis, ex-estudante do curso de Comunicação Social da UFV, foi o vencedor da categoria Jornalismo na Expocom 2020. O evento é uma exposição de trabalhos experimentais, produzidos exclusivamente por estudantes, que ocorre regional e nacionalmente dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). O anúncio da premiação aconteceu, no último dia 10, durante a cerimônia de encerramento da 43ª edição do Intercom Nacional, com transmissão pelo YouTube. Participaram da categoria Jornalismo mais de 70 trabalhos enviados por instituições de ensino superior de todo o país.

A obra premiada foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Daniel, que viajou até Boa Vista (RR), onde entrevistou refugiados venezuelanos que buscam reconstruir a vida no Brasil: “A partir dos relatos dessas pessoas, são discutidos temas relacionados ao fluxo migratório e às vivências dos venezuelanos no Brasil, como a decisão de deixar o país, moradia, educação, empregabilidade, xenofobia, separação familiar e outros tipos de vulnerabilidade”, explica o autor.

O trabalho, defendido no final de 2019, foi orientado pela professora Kátia Fraga e coorientado pelo jornalista Diogo Rodrigues, ambos do Departamento de Comunicação Social. Como coordenadora do curso e professora orientadora, Kátia Fraga se diz orgulhosa “em dobro” pela conquista. “Essa premiação é uma enorme emoção e um importante reconhecimento pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo Daniel”, ressalta.

Kátia também destaca os demais trabalhos do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFV finalistas nas etapas regional e nacional da Expocom. O programa laboratorial de áudio (In)visibilidade do futebol feminino na história e na mídia, da equipe Julia Camim (aluna líder), Alícia Pinheiro, Keryon Faria e Lara Bernardes foi finalista nacional na categoria Rádio, TV e Internet. Outros sete trabalhos disputaram a etapa final na Expocom Sudeste. “Todos são vitoriosos por terem sido indicados pela excelente qualidade dos materiais que representaram a excelente qualidade das produções dos/das estudantes do nosso curso em disciplinas, projetos e TCC, entre outras atividades".

Fonte: UFV.

publicidade

publicidade

publicidade