fbpx
CidadeSaúde & Bem Estar

Prefeitura adapta ônibus e implanta programa Consultório na Rua

Equipe de saúde itinerante atenderá comunidades rurais e população em situação de rua

A Secretaria de Saúde de Viçosa inaugurou nesta quinta-feira (17) o primeiro ônibus adaptado para funcionamento do programa Consultório na Rua. A nova estratégia de atenção básica itinerante levará atendimento médico para comunidades rurais e pessoas em situação de rua.

O veículo foi adaptado com recursos da Secretaria de Saúde e conta com consultório de ginecológico, consultório médico, balanças para aferição de peso de bebês e adultos, farmácia e outros equipamentos. Foram investidos cerca de R$15 mil reais na reforma e adaptação do ônibus, que teve toda a estrutura externa plotada, com as janelas cobertas com adesivos especiais que não permitem a visualização de fora para dentro, mas asseguram a entrada de luz e a visualização de dentro para fora.
O prefeito Ângelo Chequer participou da entrega do veículo e comemorou mais essa conquista para a comunidade: “Essa é mais uma ação da nossa gestão que prioriza a população mais carente, as comunidades mais afastadas. É assim que começamos nossa gestão e é assim que vamos encerrar, levando qualidade de vida para quem mais precisa”.
O programa Consultório na Rua é uma estratégia do Ministério da Saúde, mas terá a metodologia adaptada para atender as políticas públicas de saúde do município. A Secretaria de Saúde já solicitou a habilitação junto ao Ministério da Saúde, buscando ser contemplada com recursos do governo federal para manter o programa.
Enquanto isso, o atendimento será realizado pelas equipes de atenção primária existentes, de acordo com a referência de cada comunidade rural. A rota está sendo definida pela coordenação da atenção primária. Médico, enfermeiro e farmacêutico compõem a equipe básica de atendimento.
De acordo com o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, o município já conta também com um planejamento para aquisição de mais dois veículos, que funcionarão como consultórios odontológicos itinerantes. O recurso e a previsão para a compra no primeiro trimestre do próximo ano contam no Plano de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo