fbpx
UFV

Tese e artigo científico desenvolvidos na UFV são premiados pela Sociedade Brasileira de Zootecnia

A UFV foi um dos destaques da cerimônia da Sociedade Brasileira de Zootecnia do dia 8 de dezembro, que premiou os melhores artigos científicos, dissertações e teses desenvolvidos na área nos anos de 2018 e 2019. Entre os agraciados, a ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Hinayah Rojas de Oliveira recebeu o Prêmio Professor Octávio Domingues, de melhor tese defendida em 2018. Junto ao seu orientador, o professor Fabyano Fonseca e Silva, Hinayah também recebeu o Prêmio Professor Geraldo Gonçalves Carneiro, de melhor artigo científico publicado em 2019.

A tese Genetic and genomic analyses of longitudinal traits in dairy cattle aborda metodologias inéditas para avaliação genômica de características longitudinais – realizadas ao longo do tempo – em gado de leite. A investigação gerou dez artigos científicos, que foram publicados em revistas internacionais de alto impacto, e sete resumos publicados e apresentados em diferentes eventos.

O artigo premiado – Impact of including information from bulls and their daughters in the training population of multiplestep genomic evaluations in dairy cattle: A simulation study – foi publicado pelo Journal of Animal Breeding and Genetics. Além de Hinayah e Fabyano, também assinam o trabalho Luiz Fernando Brito, Mehdi Sargolzaei, Janusz Jamrozik, Daniela Andressa Lino Lourenco e Flavio Schramm Schenkel. Os professores Luiz Fernando (Universidade de Purdue, EUA), Daniela (Universidade da Geórgia, EUA) e Flavio (Universidade de Guelph, Canadá), inclusive, atuaram como coorientadores da pesquisadora, assim como Marcos Vinicius da Silva (Embrapa Gado de Leite).

Para Hinayah, que atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de Guelph, foi gratificante receber esses reconhecimentos. “Demonstra que o esforço de toda uma equipe valeu a pena”.  Ela destaca que a UFV tem um papel fundamental na sua formação, já que proporcionou a base teórica necessária para o desenvolvimento das ideias contidas nos trabalhos.

Segundo a pesquisadora e seu orientador, as contribuições de todos que estiveram envolvidos nas diferentes etapas da investigação foram fundamentais para o sucesso. “Todos os autores agradecem imensamente a oportunidade proporcionada pela UFV de desenvolver estudos desta natureza, que contemplam parcerias de sucesso com instituições de renome no contexto interacional e nacional na área de genômica de gado de leite”, Fabyano ressalta.

Fonte: UFV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo