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Procon de Viçosa orienta consumidores sobre golpes e empréstimos irregulares em bancos

Serviços que nunca foram contratados geram cobrança indevida

Neste fim de ano, o Procon de Viçosa alerta os consumidores sobre bancos que realizam empréstimos sem a anuência prévia. Denúncias chegaram ao Ministério Público de Minas Gerais e relatam que muitos bancos ligam para os consumidores e oferecem cartões de crédito. Mesmo após a recusa, a instituição financeira disponibiliza a quantia nas contas e encaminha a cobrança da fatura de um serviço de cartão que sequer foi desbloqueado ou contratado.
“Sabemos que, nesta época de fim de ano, muitas pessoas recorrem aos empréstimos para quitar dívidas e até para comprar presentes de natal. Por isso, reforçamos os cuidados que os consumidores precisam ter”, afirma o Diretor do Procon de Viçosa, Celso Alves. Muitas vezes, os consumidores já possuem o cartão de determinada instituição financeira, mas nunca solicitaram ou autorizaram o recebimento de dinheiro que configure um contrato de empréstimo.
Aqui na cidade, cerca de 23% de todos os atendimentos realizados pelo Procon são relacionados a assuntos financeiros. O Procon Estadual instaurou um processo administrativo para combater essa prática fraudulenta, fazendo valer os direitos dos consumidores mineiros. Pelo menos 7 instituições financeiras foram alvo de reclamações.

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