fbpx
Esportes

Núcleo de Estudos em Futebol da UFV termina 2020 com projetos em destaque internacional

Nupef tem dois projetos selecionados em fórum internacional que tem apoio da Fifa e da Uefa. Pesquisador fala sobre reconhecimento e contribuição para o futebol brasileiro

O ano de 2020 terminou com realizações para o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef), da Universidade Federal de Viçosa (UFV). No mês de dezembro, dois projetos foram selecionados para o International Football for Friendship Award, fórum que tem apoio de organizações como Fifa e Uefa.

Eles foram classificados na categoria “Estádio é onde eu estou: aprimorando habilidades de futebol”, que encoraja iniciativas envolvendo treinamentos esportivos, iniciação e cooperação para crianças em todo o mundo.

Os representantes do núcleo da Zona da Mata foram o coordenador do Nupef, Israel Teoldo da Costa, e o doutorando Guilherme Machado. A dupla apresentou on-line dois projetos, o TacticUP e UFV Soccer Academy, que foram selecionados entre centenas de propostas do mundo todo.

– É importante esse tipo de premiação porque os dois projetos são recentes, têm três anos de existência e se complementam. Um (TacticUP) tem um aspecto importante da formação de jogadores, que é ter um instrumento cientificamente comprovado, que permite avaliar leitura de jogo e tomada de decisão, e o segundo (Soccer Academy) é uma transferência direta do conhecimento da ciência para o campo. A premiação é uma forma de mostrar que estamos no caminho certo. Não há mais espaço para achismo no futebol – disse o professor Israel ao ge.

TacticUP é uma plataforma de avaliação online que permite conhecer a capacidade de leitura de jogo e a de tomada de decisão de jogadores de futebol. Baseado em situações reais de jogo e utilizando inteligência artificial, o jogador é avaliado quanto ao tempo que necessita para ler uma jogada e tomar uma decisão. A ideia é possibilitar que treinadores consigam em quatro dias os resultados que normalmente precisariam de cinco dias de treinamento.

O UFV Soccer Academy trabalha na formação de profissionais com embasamento científico, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças, bem como as apresenta a alguns termos em língua inglesa, para despertar o interesse em aprender o idioma, de forma divertida e educativa (assista ao vídeo institucional abaixo).

Fonte: G1.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo