Residência Terapêutica em Viçosa amplia rede de atendimento de saúde mental
30 de dezembro de 2020

A Prefeitura de Viçosa conta agora com mais um serviço vinculado à Rede de Atenção Psicossocial: a residência terapêutica. O espaço foi inaugurado nesta terça-feira (29) e está pronto para iniciar o funcionamento.

A residência foi criada para dar suporte ao ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), e vai receber mulheres que estão em tratamento de saúde mental em clínicas particulares fora de Viçosa e que não possuem residência fixa no município. A metodologia da residência está alinhada com as ações de tratamento humanizado a pacientes com transtornos mentais.

De acordo com o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, o funcionamento é semelhante a de uma república: "a rotina de uma casa normal será mantida e estimulada, para criar um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, de autonomia para as residentes. Assim, o tratamento será eficaz", explica.

A casa, alugada pela Secretaria de Saúde, possui 4 quartos com 10 leitos no total, banheiros, cozinha, área externa e quintal. A Prefeitura vai fornecer todos os materiais domésticos para a manutenção da residência, além de equipe profissional para os cuidados, como técnico de enfermagem e terapeuta ocupacional. Com a inauguração da residência terapêutica, a Prefeitura pretende economizar recursos que, atualmente, são gastos com o pagamento de internações de pacientes de Viçosa em clínicas particulares em outros municípios.

 

Confira mais imagens da Residência Terapêutica de Viçosa:

 

publicidade

publicidade

publicidade