fbpx
CidadeCulturaDiversidade

Série de documentários produzida pela Prefeitura valoriza história de viçosenses

As histórias de 10 personagens da cultura de Viçosa foram contadas em documentários e estão disponíveis na internet. A Série “Mestres da Cultura Popular” foi produzida como parte das ações dos editais Emergenciais da Cultura, elaborados pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), com apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Viçosa.

Os personagens foram selecionados por terem alguma ligação com manifestações culturais do município. Na temporada sobre capoeira, foram narradas as histórias de Daniel Angoleiro, Mestre Duas Dúzias, Tommy e Luisa e Mestres Garnizé e Lau. Na sequência sobre cultura alimentar, os depoimentos da merendeira Hilda, a cozinheira Tia Carla e o chef de cozinha Duda Pádua confirmam que a comida também faz parte da história e da cultura de um povo. E na temporada sobre raizeiros, a ligação muito próxima entre a natureza e a fé, com relatos da benzedeira Dona Geralda, o naturalista Saulo e a espiritualista Mãe Du.

“Precisamos entender que a cultura é ampla e contempla os saberes, as manifestações e as atividades relacionadas à memória e o resgate de tradições da nossa cidade”, explica o chefe do Departamento de Cultura, Thomas Medeiros. Muitos dos conhecimentos expostos nos documentários são repassados de geração a geração, de forma oral, sem registros oficiais. Nesse aspecto, os documentários tornam-se provas materiais da rica história de Viçosa e das diversas manifestações culturais locais.

Os vídeos foram produzidos pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa e estão disponíveis no canal do Youtube.

Confira a série completa:

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo